Grande Futebol
FC Porto e SC Braga consumam arranque ‘negro’ para Portugal
2020-02-20 22:40:00
Síntese dos jogos de hoje da Liga Europa

FC Porto e SC Braga consumaram hoje um arranque ‘negro’ para as equipas portuguesas nos 16 avos de final da Liga Europa, ao perderem nas deslocações a Leverkusen e Glasgow, respetivamente.

Na Alemanha, Lucas Alario e Kai Havertz, de grande penalidade, fizeram os golos dos ‘farmacêuticos’, antes de Luis Díaz atenuar a derrota dos portistas (2-1) e deixar em aberto a eliminatória, que será decidida na próxima semana, no Estádio do Dragão.

Em Glasgow, o SC Braga, que estava invicto na prova, conseguiu alcançar uma vantagem aparentemente confortável (2-0), adquirida com golos de Fransérgio e do estreante Abel Ruiz, só que Ianis Hagi, com um ‘bis’, e Joe Aribo consumaram a reviravolta do Rangers (3-2) e colocaram os escoceses na frente da eliminatória, que terá novo ‘episódio’ em 26 de fevereiro, no Minho.

Antes, já o Benfica tinha perdido na visita ao Shakhtar Donetsk (2-1), num encontro no qual Alan Patrick e Kovalenko marcaram para a formação orientada por Luís Castro, e Pizzi anotou, de penálti, o tento dos ‘encarnados’, que somaram o quarto jogo seguido sem vencer em todas as competições.

O Sporting, que foi a única equipa portuguesa a jogar em casa na primeira mão dos 16 avos, foi também a única com razões para ‘sorrir’, vencendo por 3-1 na receção ao Basaksehir. Em Alvalade, Coates, Andraz Sporar e Vietto marcaram os golos ‘leoninos’, antes de o bósnio Edin Visca reduzir para os turcos.

Já o Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, ficou com ‘pé e meio’ nos ‘oitavos’, depois da goleada por 4-0 sobre o Espanyol, com ‘carimbo’ 100% luso. O avançado Diogo Jota anotou um ‘hat-trick’, mas, pelo meio, o médio Rúben Neves puxou dos ‘galões’ e fez o golo da partida, com um pontapé de fora da área.

Rui Patrício e João Moutinho também foram titulares nos ‘wolves’, enquanto Pedro Neto e Daniel Podence foram lançados por Espírito Santo no segundo tempo.

Os técnicos portugueses Paulo Fonseca (Roma) e Pedro Martins (Olympiacos) tiveram ‘sortes’ diferentes nesta primeira mão.

A Roma superou, em casa, os belgas do Gent por 1-0, graças ao golo do espanhol Carles Pérez, ao passo que o Olympiacos perdeu pelo mesmo resultado na receção ao Arsenal, na sequência de um tento do francês Alexandre Lacazette.

O Basileia deu um passo quase decisivo para seguir para os ‘oitavos’, com um triunfo por 3-0 sobre os cipriotas do APOEL, o Wolfsburgo superou o Malmö por 2-1 e o AZ Alkmaar empatou 1-1 com os austríacos do LASK Linz.

Os jogos da segunda mão dos 16 avos de final estão marcados para 27 de fevereiro, à exceção do Sporting de Braga-Rangers, que será disputado um dia antes.