Grande Futebol
FC Porto deixa contas do grupo em aberto ao empatar com Rangers no Dragão
2019-10-24 20:40:00
Equipa de Sérgio Conceição falha assalto à liderança do grupo

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os escoceses do Rangers, em jogo da terceira jornada da Liga Europa, em que os ‘dragões' desperdiçaram a oportunidade de assumir liderança do Grupo G.

Numa partida de domínio repartido, com golos de dois jogadores colombianos, a equipa portuguesa até foi a primeira a marcar, por Luis Díaz, aos 36 minutos, mas, ainda na primeira parte, a formação britânica resgatou o empate, por Alfredo Morelos, aos 44.

Com este resultado, as contas do grupo continuam em aberto, com o FC Porto a manter o segundo lugar, com quatro pontos, os mesmos do Rangers, mas agora com os suíços do Young Boys no comando, com seis, depois da vitória por 2-0 sobre o Feyenoord, último classificado.

Sabendo que não podiam desperdiçar pontos que pudessem comprometer as ambições de seguir para a próxima fase da competição, as duas equipas, que vinham de derrotas na ronda anterior, entraram empenhadas em criar desequilíbrios logo nos instantes iniciais, com os ‘azuis e brancos' a pressionarem mais, mas a não impedirem os contra-ataques dos britânicos.

Zé Luís, com um cabeceamento ao lado, logo no início, e, mais tarde, um livre por cima de Alex Telles, frisaram a vontade dos portistas, perante um Rangers, que só num remate Tavernier, sem a melhor direção, obrigou a alguma atenção da defesa da casa.

O primeiro sinal de verdadeiro perigo no encontro só surgiu depois da meia hora, num cabeceamento de Zé Luís ao poste, após cruzamento de Alex Telles, que deixou o guarda-redes escocês imóvel.

O lance acabou por servir de inspiração para Luís Díaz, que, aos 36 minutos, depois de recuperar uma bola ao Rangers, posicionou-se para esboçar remate fantástico, de fora da área, que colocou o FC Porto em vantagem.

O tento portista fez a equipa de Glasgow despertar, partindo, de imediato, em busca do empate, centrando as suas movimentações no avançado colombiano Alfredo Morelos, que, depois de aos 40 minutos ter deixado um primeiro aviso, com um remate ao poste, acabou, aos 44, por igualar.

Com alguma permissividade, a defesa do FC Porto deixou que um cruzamento de Barisic atravessasse quase toda a sua área, até encontrar Morelos, que atirou certeiro, fixando o 1-1 com que se chegou ao intervalo.

O empate empolgou os escoceses para um regresso com bem mais ‘rotação’ para a segunda metade, conseguindo uma boa circulação de bola, que causou muitos problemas à formação lusa.

Numa dessas investidas, Morelos esteve perto de operar reviravolta, em mais um cabeceamento após cruzamento de Barisic, mas, desta feita, Marchesin respondeu com grande defesa.

O técnico do FC Porto tentou estancar o caudal de jogo do adversário, com a entrada de Bruno Costa, e, depois, refrescar o ataque, apostando em Nakajima e Soares, mas sem efeitos imediatos na produção ofensiva.

Só aos 87 minutos, os comandados de Sérgio Conceição criaram a sua melhor oportunidade na etapa complementar, com Soares e Uribe, no mesmo lance, a fazerem brilhar o guarda-redes do Rangers, que por duas vezes travou os remates dos portistas, impondo o 1-1 final.

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Rangers, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Luis Díaz, 36 minutos.

1-1, Alfredo Morelos, 44.

Equipas:

- FC Porto: Marchesin, Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles, Otávio (Bruno Costa, 60), Danilo, Uribe, Luis Díaz (Nakajima, 63), Zé Luís (Soares, 76) e Marega.

(Suplentes: Diogo Costa, Bruno Costa, Nakajima, Manafá, Mbemba, Soares e Fábio Silva).

Treinador: Sérgio Conceição.

- Rangers: Allan McGregor, James Tavernier, Filip Helander, Connor Goldson, Borna Barisic, Steven Davis, Brandon Barker (Sheyi Ojo, 84), Ryan Jack (Scott Arfield, 84), Glen Kamara, Ryan Kent (Ayodele-Aribo, 76) e Alfredo Morelos.

(Suplentes: Wes Foderingham, Jermaine Defoe, Sheyi Ojo, Jon Flanagan, Ayodele-Aribo, Nikola Katic e Scott Arfield).

Treinador: Steven Gerrard.

Árbitro: Nicola Dabanovic (Montenegro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Borna Barisic (15), Ryan Jack (30), Alex Telles (76), Filip Helander (78) e Pepe (83).

Assistência: 31.307 espetadores.