Grande Futebol
Eto'o, o craque que teima em enganar a idade está em grande
2018-05-24 20:00:00
Aos 37 anos, o internacional camaronês salvou duas equipas da descida na mesma temporada e é dado como provável na Lazio

Aos 37 anos, Samuel Eto'o teima em enganar a idade. Salvou duas equipas da descida na mesma época na Turquia, ao serviço do Antalyaspor, numa primeira fase, e do Konyaspor, na metade complementar da época, e despertou o interesse da... Lazio, segundo noticia a prestigiada "Gazzetta dello Sport", ocupando a vaga deixada em aberto com a saída do internacional português Nani, que está de regresso a Valência, após o empréstimo de uma temporada aos italianos.

O extremo, figura histórica do futebol camaronês, tornou o Antalyaspor numa das sensações da temporada, mas a sua saída rumo ao Konyaspor coincidiu com a queda em flecha da equipa de Antalya, que por pouco não caiu na segunda divisão. Em contraponto, o antigo avançado do FC Barcelona acabou por ser determinante na permanência do Konyaspor, que chegou a estar na penúltima posição. Com o seu contributo, a equipa da cidade de Cônia terminou na 15ª posição, com mais três pontos do que o Osmanlispor, a primeira equipa a receber guia de marcha rumo ao escalão secundário.

Com mais uma época de contrato com o Konyaspor, Eto'o está, no entanto, muito perto de voltar a Itália, onde já representou a Sampdoria e o Inter, ao serviço do qual foi campeão europeu com José Mourinho no comando técnico a 22 de maio de 2010, numa final disputada frente ao Bayern e na qual Diego Milito bisou no triunfo por 2-0, formando a dupla de ataque com Eto'o. Real Madrid, RCD Maiorca, FC Barcelona, Anzhi, Chelsea e Everton também fazem parte do vasto e riquíssimo currículo de um dos símbolos maiores dos Camarões.

Quatro ligas dos campeões, um título de campeão nos Jogos Olímpicos, duas Taça de África das Nações, um Campeonato do Mundo de clubes, três ligas espanholas, duas Taças do Rei, duas Supertaças, uma Liga italiana, duas Taças e uma Supertaça de Itália dão conteúdo a um currículo a todos os títulos excecional. Isto além de um invejável rol de distinções individuais, entre as quais o título de jogador africano do ano por quatro vezes, Bola de Ouro do Campeonato do Mundo e melhor jogador da UEFA numa ocasião.

Samuel Eto'o é grande dentro e fora dos relvados. Criou uma fundação para apoiar causas nobres nos Camarões e até virou herói de BD. A desenhadora Joelle Esso foi a escolhida pelo futebolista para criar a banda desenhada sobre a sua a vida numa coleção de nove volumes. O título do primeiro volume chama-se "Eto'o, o nascimento de um campeão", numa obra foi publicada pela Dagan, uma editora especializada em banda desenhada em coedição com a fundação criada pelo próprio jogador.

Na banda desenhada, que conta a história da vida do jogador, os leitores poderão ficar a saber que antes de se tornar um dos mais ricos futebolistas do mundo, Eto'o viveu num bairro pobre de Douala, nos Camarões. Para o futebolista, este foi o melhor meio de mostrar aos mais novos "que devem ter esperança numa vida melhor e que o facto de se ter nascido pobre não quer dizer que não se possa vir a ter sucesso no futuro".


Tags: