Grande Futebol
Erros individuais ditam derrota do Vitória em Liège
2019-09-19 20:20:00
Minhotos criaram mais ocasiões do que a formação belga

O Vitória de Guimarães perdeu hoje por 2-0 frente aos belgas do Standard de Liège, num jogo da primeira jornada do Grupo F da Liga Europa no qual criou mais ocasiões, mas 'pagou' falhas individuais atrás.

Depois de uma primeira parte equilibrada, quase sem lances de perigo, o Vitória criou mais oportunidades na segunda parte e acabou o jogo com mais remates (15 contra cinco), mas saiu derrotado de Liège na sequência do autogolo de Florent, aos 66 minutos, e do golo de Paul-Jose Mpoku, após perda de bola de Tapsoba, junto à área, aos 90+1.

O clube vimaranense continua assim sem qualquer golo marcado em solo belga para as provas europeias, após o quarto jogo disputado naquele país, e vai receber, na próxima jornada, em 03 de outubro, os alemães do Eintracht Frankfurt, que também perderam hoje, na receção aos ingleses do Arsenal, por 3-0.

Portugueses e belgas proporcionaram uma primeira parte marcada pelo equilíbrio (52% de posse de bola para os vimaranenses) e pela cautela na forma como atacaram, razões pelas quais a bola circulou quase sempre no meio-campo e as ocasiões de golo escassearam.

A turma minhota apresentou-se no Estádio Maurice Dufasne com três ?novidades' face à goleada imposta ao Aves (5-1), no sábado, para a I Liga - Miguel Silva, Bondarenko e Davidson - e, com uma defesa concentrada, anulou praticamente todos os lances ofensivos do Standard, sem grandes sobressaltos.

Os pupilos de Ivo Vieira saíram, porém, com pouca velocidade para o ataque, fazendo inúmeras trocas de bola em zonas recuadas e falhando vários passes nos momentos em que se aproximava da área belga.

Os vitorianos levaram, ainda assim, perigo à baliza de Milinkovic-Savic num remate de Lucas Evangelista, ao lado, aos 21 minutos, e num livre de Rochinha por cima, ao passo que o Standard de Liège também ameaçou as redes portuguesas de livre - Anthony Limbombe atirou por cima, aos 24.

No início da segunda parte, o Vitória começou a subir no terreno com mais velocidade, chegou com mais frequência à área contrária e ameaçou o golo num remate de longe de Denis Poha, aos 50 minutos, e na sua melhor ocasião, aos 56, quando Davidson atirou contra o guardião contrário, na recarga a outro remate do médio francês.

Os vimaranenses desperdiçaram e ?pagaram' por isso aos 66 minutos, apesar da produção ofensiva quase ?nula' da turma de Michel Preud'homme até então: o lateral Mergim Vojvoda cruzou rasteiro para a área e Florent, na tentativa de cortar a bola, introduziu-a na própria baliza.

A turma portuguesa 'acusou' inicialmente o golo e quase sofreu o segundo aos 73 minutos, quando Bastien se isolou e rematou para defesa de Miguel Silva, mas reagiu e quase empatou num remate de Bruno Duarte, junto à pequena área (76) e num cabeceamento de Tapsoba defendido por Milinkovic-Savic (78).

O Vitória perdeu, contudo, intensidade ofensiva nos minutos finais e, além disso, foi punido com mais um golo, com Paul-Jose Mpoku a aproveitar falha de Tapsoba para se isolar e bater Miguel Silva.

Jogo no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège.

Standard de Liège - Vitória de Guimarães, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Florent, 66 minutos (própria baliza).

2-0, Paul-Jose Mpoku, 90+1.

Equipas:

- Standard de Liège: Vanja Milinkovic-Savic, Mergim Vojvoda, Merveille Bokadi, Konstantinos Laifis, Nicolas Gavory, Gojko Cimirot, Samuel Bastien, Mehdi Carcela (Aleksandar Boljevic, 85), Paul-Jose Mpoku, Anthony Limbombe (Zinho Vanheusden, 81) e Renaud Emond (Felipe Avenatti, 68).

(Suplentes: Arnaud Bodart, Collins Fai, Zinho Vanheusden, Senna Miangue, Aleksandar Boljevic, Denis Dragus e Felipe Avenatti).

Treinador: Michel Preud'homme.

- Vitória de Guimarães: Miguel Silva, Sacko, Tapsoba, Bondarenko, Florent, Mikel Agu (Pepê, 70), Dénis Poha, Lucas Evangelista (André Pereira, 77), Rochinha, Davidson e Léo Bonatini (Bruno Duarte, 57).

(Suplentes: Douglas, Pedro Henrique, Rafa Soares, Pepê, André Almeida, André Pereira e Bruno Duarte).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Sergei Ivanov (Rússia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bondarenko (38), Mehdi Carcela (61), Mikel Agu (65) e Mergim Vojvoda (75).

Assistência: cerca de 15.000 espetadores.