Grande Futebol
Época para esquecer leva SC Bastia de Rui Almeida ao desespero
2017-06-23 17:05:00
O clube orientado por Rui Almeida viveu uma temporada pautada por episódios negativos e o pior pode estar a acontecer

Da queda até ao inferno. O SC Bastia foi esta temporada despromovido da Liga Francesa, ao terminar o campeonato na última posição da tabela classificativa, mas irá, ao que tudo indica, descer não uma, mas sim duas divisões, devido a problemas financeiros. A Liga Francesa confirmou na quinta-feira a descida administrativa do clube da Córsega ao terceiro escalão do futebol gaulês, pelo facto do SC Bastia não ter conseguido arranjar as garantias financeiras necessárias para se manter na segunda divisão.

Após apresentar recurso da decisão, o conjunto treinado pelo português Rui Almeida já se encontra a delinear estratégias para equilibrar as finanças aquando da próxima audiência, sendo que se encontrava com um défice de 3,5 milhões de euros, com a venda de jogadores a ser o principal ponto de foco do clube.

Alexander Djiku é uma das mais-valias que a equipa da Córsega pretende valorizar e transferir, ainda que conseguir a transação do jogador por três milhões de euros seja tarefa complicada, de acordo com o L’Équipe. De acordo com a publicação, o polivalente defesa francês de 22 anos é o ativo mais valioso do plantel e está no radar de Montpellier FC e SM Caen. Sadio Diallo, Lassana Coulibaly e Jean-Louis Leca são outros dos jogadores apontados à saída, de forma à garantia de alguma estabilidade financeira.

A iminente possibilidade de marcar presença no terceiro escalão do futebol francês na próxima época surge como o culminar de uma temporada de contornos negativos para o emblema treinado por Rui Almeida.

Uma época pautada por episódios negativos

O início da temporada 2016/17 do SC Bastia não conheceu os melhores contornos, com uma situação de lamentar logo na primeira jornada da Liga Francesa, na receção ao Paris Saint-Germain. Na segunda parte desse encontro, Lucas Moura, jogador dos parisienses, foi atingido de forma violenta por objetos provenientes das bancadas, mais precisamente dos adeptos do clube da Córsega. Esse episódio levou o diretor de segurança do SC Bastia, Antoine Agostini, a culpabilizar o brasileiro pelo incidente, acusando-o de ter provocado a situação. O jogo viria a ser terminado antes dos 70 minutos, com a vitória para o PSG e uma multa de 20 mil euros para o SC Bastia, aliada a uma sequência de jogos à porta fechada.

À 21.ª ronda, nova situação de lamentar com o SC Bastia ‘metido ao barulho’. No duelo entre o clube e o OGC Nice, Mario Balotelli foi visado por comentários racistas e o autocarro do Nice chegou, inclusive, a ser apedrejado antes do encontro.  

Em abril deste ano, foi a vez da partida com o Olympique Lyon ser alvo da parte dos adeptos do SC Bastia. Então na 33.ª jornada da Liga Francesa, na Córsega, Anthony Lopes, Memphis Depay e Mathieu Gorgelin, os três jogadores do Olympique Lyon, foram agredidos por adeptos do conjunto visitado, o que levou o jogo a começar com um atraso de 50 minutos e a ser cancelado ao intervalo. Esse episódio levou a que o triunfo no encontro fosse atribuído ao Olympique Lyon, sendo que caso tivesse vencido essa partida o SC Bastia garantia três pontos que se teriam revelado fulcrais para a permanência na Liga Francesa.

A 21 de maio teve lugar a primeira queda da turma da Córsega. Na última jornada da Liga Francesa, a equipa de Rui Almeida defrontou o Olympique Marselha, no Vélodrome, mas um desaire por um golo sem resposta resultou na descida de divisão, situação que ganhou agora contornos mais graves, com a iminente queda para o terceiro escalão.

AC Ajaccio em situação similar, Paris FC e Red Star a sorrir

O SC Bastia não é, no entanto, o primeiro clube francês a sofrer mão pesada nesta temporada, após verificados os registos e garantias financeiras. O AC Ajaccio, rival do conjunto orientado por Rui Almeida, terminou a época no 11.º posto da Segunda Liga francesa, mas também se vê condenado à descida ao terceiro escalão, por também não assegurar as garantias financeiras, após verificadas as contas pela Direção Nacional de Controlo de Gestão francesa. A decisão foi conhecida na quarta-feira e o AC Ajaccio também deu conta de que irá recorrer a recurso, embora a visão da descida de divisão seja praticamente uma certeza, tal como acontece no caso do SC Bastia.

Quem sorri com esta situação é Paris FC, clube que terminou a época passada no terceiro posto do terceiro escalão e que, com a provável descida do SC Bastia subirá de escalão, mesmo sem o ter conseguido nos relvados. O Red Star, que ficou no 19.º lugar da Segunda Liga francesa em 2016/17, também poderá vir a beneficiar da situação, principalmente caso o AC Ajaccio também rume à terceira divisão, o que faria com que o Red Star permanecesse na divisão que disputou na temporada transata.

Com a decisão do recurso ainda por apurar e a estratégia de transferências a ganhar força, ficará ainda por saber se o SC Bastia e Rui Almeida veem mesmo uma época negativa terminar em queda total, com a descida ao terceiro escalão francês a pairar sob o emblema da Córsega.