Grande Futebol
"Enquanto as máquinas de propaganda estiverem com a tanga e a música..."
2020-02-28 12:10:00
Pedro Henriques deixa conselho para reflexão do futebol português

Portugal tenta ultrapassar o 'pesadelo' de um afastamento em toda a linha das equipas lusitanas nas provas da UEFA e procuram-se explicações. Pedro Henriques, antigo jogador de Benfica e FC Porto, entre outras equipas, salienta que a situação não é nova e deve ser repensada.

"As responsabilidades são aquelas que andamos a falar há muito", deixou claro Pedro Henriques, em declarações na 'Sport TV'.

O ex-defesa lamenta que "quem pode fazer algo não faz" e com isso o futebol nacional vai andando nesta situação.

"Enquanto as máquinas de propaganda dos clubes estiverem com a tanga e a música da verdade desportiva, do VAR..."

Pedro Henriques sublinha ainda que o cenário de afastamento das equipas lusas até já podia ser esperado durante o sorteio para os 16 avos de final que "não foi simpático". Ainda assim, nota que as turmas lusas podiam ter dado outra resposta.

"Estes são só bons nem são muito bons. Já não há aquela questão da diferença de orçamento. Boa parte das equipas não têm um orçamento diferente dos nossos. Têm é uma mentalidade diferente da nossa".

O ex-jogador sublinhou ainda que o futebol português deve refletir sobre a importância que, por exemplo, Benfica e FC Porto dão a uma ida à Liga dos Campeões - via campeonato e consequente encaixe financeiro - por oposição a carreiras na Liga Europa que, com um calendário mais 'apertado' poderá comprometer o título interno.

"É confortável ganharem sempre os mesmos e jogarem cá em trinta metros. FC Porto e Benfica, Benfica e FC Porto é que vão à Liga dos Campeões."

O futebol português viu todas as suas equipas ficarem de fora dos ‘oitavos’ das taças europeias de futebol, cenário que acontece pela primeira vez desde a longínqua temporada de 1978/79, há mais de quatro décadas.

O Sporting, que caiu aos pés do turcos do Basaksehir, enquanto que o FC Porto perdeu os dois jogos com o Bayer Leverkusen, nos 16 avos de final da competição e protagonizou um afastamento precoce.

Já o Benfica não conseguiu ultrapassar o Shakhtar Donetsk, ao passo que a hecatombe tinha começado na quarta-feira, altura em que o SC Braga tinha sido afastado pelo Rangers.