Grande Futebol
Emails de Rui Pinto aceites como prova em França
2019-02-20 10:25:00
Procurador explica como funciona a justiça francesa neste caso de obtenção de prova

O procurador francês Jean-Yves Lourgouilloux assumiu que todos os tipos de prova podem ser usados pela justiça gaulesa em tribunal, desde que cumpram uma premissa: não podem ser obtidos de forma ilegal por parte de entidades judiciais francesas. No caso de Rui Pedro, não se viola esta regra.

"Para que fique claro: de acordo com a lei francesa, o princípio da liberdade da prova permite aos investigadores usarem qualquer prova perante o tribunal, desde que não tenha vindo de ações ilícitas por parte dos tribunais ou dos magistrados. Mas qualquer prova que seja trazida pode ser usada", disse Lourgouilloux, citado pela revista Sábado.

O procurador deixou claro que, no caso de Rui Pinto, mesmo que se venha a confirmar que o pirata informático as obteve por meios ilicitos, a justiça francesa aceita as provas como válidas.

Jean-Yves Lourgouilloux concedeu estas explicações durante a conferência de imprensa do Eurojust, onde se falou do caso 'Football Leaks'.

Rui Pinto continua em prisão domiciliária a aguardar o desenrolar do processo de extradição para Portugal e está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

Tags: