Grande Futebol
Duelo de vizinhos: o quadrado mágico da França e uma Bélgica "made in England"
2018-07-10 10:00:00
A notícia de que os russos snifaram amoníaco com a Espanha e a Croácia é destaque na imprensa internacional

O Mundial está de volta. França e Bélgica esgrimem forças esta terça-feira num duelo de países vizinhos que definirá o primeiro finalista do torneio. O "AS" fala de "Griezmann e Mbappé frente ao trio Hazard-De Bruyne-Lukaku", enquanto o "Mundo Deportivo" em "final antecipada nas meias-finais", naquele que será "um duelo de consagração entre duas gerações de jovens talentos". O "L'esportiu", jornal da Catalunha, dá grande destaque a Roberto Martínez, selecionador da Bélgica, de origem catalã. "O técnico catalão Roberto Martínez fez da Bélgica a equipa mais admirada do Mundial e aspira a surpreender a França e aceder à primeira final". No Bancada, o Sérgio Cavaleiro lembrou, e bem, que este França-Bélgica será um jogo dos diabos com um reencontro muito especial. Saiba porquê.

Em França, o "L'Équipe" escreve que as duas seleções "vão realizar o dérbi mais importante da sua história. Os 'bleus' sonham com uma terceira final do Campeonato do Mundo e os "Diables rouges" de uma presença histórica na final". "Uma fé" é o título escolhido por aquela publicação com imagens de Raphael Varene e Eden Hazard. O "France Footbal" fez a análise às duas equipas e concluiu que a França possui um "quadrado mágico na defesa" e a Bélgica é uma seleção "made in England", numa alusão aos onze jogadores oriundos de equipas inglesas que estão entre os 23 convocados por Roberto Martínez. Agora imaginem se há uma final Bélgica-Inglaterra...

Na guerra de palavras entre os selecionadores, Roberto Martínez mostrou-se confiante: "Este grupo, esta geração, são maravilhosos", enquanto Deschamps rejeita falar em "vingança" relativamente à derrota caseira no Europeu. Um França-Bélgica que terá Artur Soares Dias como vídeo-árbitro.

Amanhã, realiza-se a outra meia-final, que colocará frente a frente a Inglaterra e a Croácia. O jornal croata "Jutarnjilist" coloca em destaque na primeira página a Inglaterra e o seu Brexit, numa alusão ao próximo rival da Croácia no Mundial. Diz a publicação que depois do Brexit, a Inglaterra pode sair do torneio. Aliás, o título até é bastante assertivo: "o futebol amanhã sai".

Quem não está muito nesta onda, muito pelo contrário, são os adeptos ingleses que continuem a viver em puro estado de euforia ao som de uma canção. E Eric Dier deu ontem conta disso: "É incrível o ambiente que estamos a criar nos adeptos". Ainda no Bancada, o Luís Santos Castelo traz-nos uma história que dá que pensar.

Uma das notícias em destaque ontem do Mundial foi a de que os russos snifaram amoníaco com a Espanha e Croácia. O jornal alemão "Suddeutsche Zeitung" revelou queum dirigente da federação da Rússia admitiu que os jogadores da casa analaram amoníaco antes dos jogos com a Espanha, nos oitavos de final, e com a Croácia, nos "quartos", situação que segundo os especialistas, melhora o fluxo do oxigénio. O médico da seleção russa acabou por confirmar tudo.