Grande Futebol
Domenico Tedesco, o jovem "tático" que revolucionou o Schalke 04
2018-01-02 20:00:00
O treinador italo-germânico, de 32 anos, é estrela em ascensão e está em 2º lugar em ano de estreia na Bundesliga.

Domenico Tedesco é um jovem treinador de 32 anos, sem passado como futebolista profissional, que está a dar cartas no Schalke 04 na Bundesliga, em ano de estreia. Chegou a Gelsenkirchen sob um manto de desconfiança, tinha no currículo uma breve passagem pelo Erzgebirge Aue do segundo escalão alemão, depois de ter orientado os escalões de formação do Hoffenheim e Estugarda. Tedesco chegou, viu e venceu. Com um sistema de três centrais, o Schalke prima pela qualidade da circulação de bola e pela presão alta que faz. A equipa soma oito vitórias, seis empates e três derrotas, estando em segundo lugar da Bundesliga, só atrás do Bayern, na luta pelos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões. E não perde desde 23 de setembro aquando da deslocação ao terreno do Hoffenheim de Nagelsmann, dois anos mais novo do que ele.

Natural de Rossano, o treinador da equipa que marcou quatro golos ao Dortmund depois de ter estado a perder por 4-0, jogou apenas em ligas menores antes de liderar os jovens do Estugarda. Tedesco iniciou a carreira treinando os escalões de formação do Estugarda e, posteriormente, do Hoffenheim. Na metade da última temporada, teve a primeira oportunidade numa equipa profissional. O cenário, porém, não era nada fácil: assumiu o Erzgebirge Aue na última posição da 2.Bundesliga a cinco jornadas do fim do campeonato. Com uma impressionante campanha, fez 13 de 15 pontos possíveis, Tedesco conseguiu salvar a equipa da descida de divisão.

E foi assim que chamou a atenção do Schalke. Com um curriculum que poderia caber numa note de post-it, o terceiro maior clube da história do futebol alemão entregou a Tedesco a missão de recuperar o prestígio abalado depois de um 10º lugar em 2016/17 sob a orientação de Markus Weinzierl. Após uma temporada frustrante, as expetativas do Schalke não eram altas mas Tedesco impôs a sua marca. Um sistema tático de três centrais (3-1-4-2, 3-4-3 ou 3-4-1-2) baseado num jogo de posse de bola e que melhorou a performance individual e colectiva dos jogadores. Tedesco recuperou para o melhor nível atletas como o avançado Konoplyanka, o central Naldo, o médio Stambouli, assim como o ala direito Caligiuri, todos eles que já estavam no plantel em 2016/17. Resultado: a equipa está em segundo lugar, a lutar por um acesso à Champions da próxima temporada.

Como um lutador de boxe

Domenico Tedesco trouxe para o Schalke 04 uma forma de jogar própria. "Quero que as minhas equipas dividam bem os espaços. Gosto de comparar isso a um lutador de boxe, que nunca pode baixar a guarda. Acima de tudo, queremos recuperar a bola tanto quanto seja possível porque amamos atacar, ainda que com um certo balanço e estrutura para sermos capazes de controlar asgtransições", afirmou o treinador do Schalke 04 ao site do clube.

"Ele trabalha muito a tática. Tem sempre coisas novas para surpreender o adversário. Na Alemanha, ele é estrela em ascensão, como foi o Nagelsmann", analisou o Fussball Transfers. " Tedesco criou um excelente espírito de equipe nos primeiros meses no Schalke, como já havia feito em Erzgebirge Aue. O 4-4 contra Dortmund mostra a força e a confiança que deu à equipa. E os jogadores dizem que ele os faz sentirem os melhores. Trabalha para o clube 24 horas por dia, 7 dias por semana e traz muitas idéias novas. Será interessante ver onde o caminho dele o guiará".

O clássico com o Dortmund, em novembro último, ainda está na memória dos adeptos de futebol. A equipa azul esteve a perder por 4-0 aos 25 minutos contra a equipa de Raphael Guerreiro mas na segunda parte operou uma recuperação épica chegando à igualdade. E o que fez o "tático" Tedesco? O treinador italo-germânico reconheceu que a estratégia para o jogo estava errada e, ainda na primeira parte, promoveu mudanças que resultariam numa grande reação do Schalke que empataria aos 90+4' por Naldo. Uma das melhores reações que o futebol internacional conheceu em 2017 e a confirmação de Domenico Tedesco, depois de Nagelsmann, como um dos treinadores mais promissores da Europa.