Grande Futebol
Do YouTube para o futebol profissional em pouco mais de um ano
2018-10-06 20:30:00
Scott Pollock até já tem direito a estar presente no videojogo 'FIFA'

A história de Scott Pollock é tudo menos normal. Aos 17 anos, faz parte do plantel do Northampton Town, um clube que atua na League Two, o quarto escalão do futebol inglês, e a forma como lá chegou surpreende qualquer um. O jovem britânico foi descoberto através do... YouTube. Em setembro, Pollock assinou pelo Northampton Town, tendo começado pelos sub-18 e subido até aos seniores. Tudo isto ao mesmo tempo que continua a estudar.

Mas, afinal, como é que o YouTube ajudou Scott Pollock a chegar ao futebol profissional? Tudo começou em 2017, quando o médio/extremo venceu um torneio de captação organizado pelo Hashtag United, um clube que, na altura, realizava jogos de preparação para o YouTube. A promessa integrou a equipa 'digital' criada por Spencer Owen e rapidamente se começou a destacar e a assumir como um dos melhores do grupo jogo após jogo. Fosse com golos, assistências ou jogadas de qualidade, era óbvio que Pollock estava um nível acima dos colegas, mesmo apesar dos 16 anos que apresentava quando chegou ao Hashtag United.

Com uma audiência bastante grande - o canal do Hashtag United, clube que em 2018/19 se está a estrear no futebol oficial, tem centenas de milhares de subscritores -, o talento de Scott Pollock não foi ignorado. Tanto que conseguiu a oportunidade de ter um período de testes nos sub-18 do Northampton Town no início da presente temporada. Nessa fase, marcou dois golos em dois jogos, o que chegou para convencer o clube a avançar para a contratação em definitivo.

A 14 de setembro, o Northampton Town anunciou que chegou a acordo com Scott Pollock para a assinatura de um contrato válido por dois anos e integrado no Programa Futebol & Educação que o clube criou. Assim, o jogador pode conciliar as duas vertentes. "É um sonho tornado realidade. Eu tive bilhete de época durante alguns anos e é um sonho para mim assinar pelo Northampton Town. Espero continuar a desenvolver tanto o meu futebol como a minha educação aqui no clube. Acho importante continuar a minha educação ao mesmo tempo que jogo futebol. Se o futebol não resultar, tenho a educação", disse o jogador em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.

No passado dia 29 de setembro, Scott Pollock subiu ao plantel principal do Northampton Town e foi convocado para o embate contra o Mansfield Town a contar para a League Two. Não jogou e o Northampton Town até foi goleado, mas foi mais uma porta que se abriu para um jogador 'feito' no YouTube e de quem se espera um futuro de grande nível.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa