Grande Futebol
Derrota com Alemanha fecha fase de qualificação da seleção feminina de sub-19
2019-10-08 15:05:00
Portugal encerra grupo no segundo lugar

A seleção portuguesa sub-19 de futebol feminino perdeu hoje, em Braga, com a Alemanha, 4-1, no último jogo da fase de qualificação para a Ronda de Elite de apuramento para o campeonato da Europa de 2020.

Já qualificada para essa fase após os triunfos nos últimos dias sobre o Azerbaijão (6-0) e Albânia (9-0), a seleção nacional terminou o grupo 3 em segundo lugar, atrás da Alemanha.

Com o resultado em 0-0, Portugal desperdiçou uma grande penalidade, por Telma Encarnação, logo aos seis minutos (defesa da guardiã contrária), não tendo, depois, resistido ao poderio e eficácia das germânicas, vice-campeãs europeias deste escalão e campeãs europeias sub-17.

A Alemanha inaugurou o marcador numa recarga de Fuso a uma defesa incompleta de Carolina Martins (12), dilatou a vantagem cinco minutos depois com Weidauer a aproveitar o espaço entre as centrais lusas e, pouco antes do intervalo, Fudalla fez o terceiro após boa jogada coletiva (41).

À passagem do quarto de hora da segunda parte, Seiça derrubou Donhauser e Fudalla bisou na partida.

Assistiu-se depois a uma boa reação de Portugal e o resto da etapa complementar pertenceu quase por completo à seleção orientada por José Matos Paisana.

Logo a seguir, Andreia Jacinto fez o tento de honra da Portugal com um remate de fora da área que embateu numa defesa contrária e traiu a sua guarda-redes (62).

Ana Teles foi a primeira a entrar e a que mais mexeu com a partida, tendo-lhe pertencido os principais lances de perigo de Portugal, com destaque para um livre direto (74) e um remate (79) que obrigaram Maria Grhos a boas defesas.

A Ronda de Elite vai realizar-se em 2020, mas o local e a data concreta só serão conhecidos em dezembro.

Jogo no Campo n.º 1 da Cidade Desportiva do Sporting de Braga, em Braga.

Portugal - Alemanha, 1-4.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Ivana Fuso, 12 minutos.

0-2, Sophie Weidauer, 17.

0-3, Vanessa Fudalla, 41.

0-4, Vanessa Fudalla, 60 (grande penalidade).

1-4, Andreia Jacinto, 62.

Equipas:

- Portugal: Carolina Martins, Mariana Rosa, Ana Seiça, Sofia Silva, Bárbara Lopes, Ana Albuquerque (Daniela Santos, 84), Andreia Jacinto, Telma Encarnação (Ana Teles, 50), Marta Ferreira (Beatriz Barbosa, 63), Francisca Nazareth e Lara Pintassilgo (Luana Marques, 63).

(Suplentes: Luísa Pinheiro, Daniela Santos, Ana Teles, Inês Barge, Beatriz Barbosa, Carolina Santana, Luana Marques e Vera Cid).

Treinador: José Matos Paisana.

- Alemanha: Wiebke Willebrandt (Maria Grohs, 46), Alicia-Sophie Gudorf, Anna Aehling, Greta Stegemann (Juliane Wirtz, 46), Laura Donhauser, Lotta Cordes, Sjoeke Nusken (Leonie Koster, 46), Gia Corley, Ivano Fuso, Vanessa Fudalla (Pauline Wimmer, 86) e Sophie Weidauer (Pauline Berning, 64).

(Suplentes: Maria Grohs, Juliane Wirtz, Leonie Koster, Sophie Krall, Leonie Weber, Nicole Woldmann, Pauline Berning e Pauline Wimmer).

Treinador: Kathrin Peter.

Árbitra: Sabina Bolic (Croácia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sophie Weidauer (50).

Assistência: cerca de 100 espetadores.