Grande Futebol
"Deixe estourar a bomba". Pinto da Costa recorda incidente em jogo com Feyenoord
2019-10-02 18:50:00
Hotel onde FC Porto ficou alojado em 93/94 foi alvo de falsa ameaça de bomba

O FC Porto regressa à 'banheira de Roterdão' onde fez um jogo mítico na temporada 1993/94, horas depois de Pinto da Costa ter deixado "estourar a bomba" no hotel onde ficou alojada a comitiva dos dragões.

Recuemos a essa temporada de 1993/94. O FC Porto tinha derrotado o Feyenoord nas Antas, por 1-0 (golo de Domingos), mas faltava disputar a segunda mão da eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Horas antes do encontro, estava a comitiva portista a dormir no hotel quando Pinto da Costa foi acordado, por volta das 2h00, devido a uma ameaça de bomba.

"O responsável pelo hotel achava que, como chefe da comitiva, deveria acordar os jogadores para saírem, à cautela, porque eles não tinham a certeza", recordou o dirigente, em declarações ao Porto Canal.

Mas Pinto da Costa apercebeu-se que "era tanga", pelo que não se preocupou, nem deixou que acordassem os jogadores.

"Já ouvimos muitas bombas, mas a dormir não. Deixe estourar a bomba", disse o presidente do FC Porto, para o responsável do hotel.

"Não ligámos, porque percebi que era um jogo para perturbar o bom descanso da equipa às duas horas da manhã. Se fosse uma bomba a sério, não seria alguém do hotel que viria avisar, mas sim a polícia", justificou.

Só no dia seguinte – e depois do jogo – é que os jogadores souberam do incidente.

"Como se viu, tinha razão, porque não estourou bomba nenhuma até hoje", concluiu Pinto da Costa.

O episódio já tinha sido recordado por Jaime Magalhães.

O FC Porto empatou esse jogo (0-0) e seguiu para a fase de grupos da Liga dos Campeões.