Grande Futebol
Dedo de Rui Jorge na estreia a vencer de Portugal
2017-06-17 19:25:00
Vitória sofrida dos sub-21 frente à Sérvia, no arranque do Europeu. Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes fizeram os golos

A seleção nacional de sub-21 de Portugal não podia começar da melhor maneira a participação no Europeu da categoria ao vencer a Sérvia por 2-0, em jogo a contar para o Grupo A. O momento de inspiração individual superou uma exibição coletiva qb. Mas o mais importante está conseguido que era ganhar o primeiro jogo. Gonçalo Guedes no final da primeira parte e Bruno Fernandes perto do fim do jogo, após bom passe de Renato Sanches, fizeram os golos de Portugal.

Rui Jorge deixou Bruma e Renato Sanches no banco, mas a estratégia do treinador português acabou por dar frutos. Quando os lançou na segunda parte, eles foram determinantes para estancar aquilo que estava a ser um domínio da Sérvia que ameaçava o empate, isto depois de uma primeira parte em que Portugal se exibiu em bom plano, numa disposição em campo em 4x4x2 em losango, com Podence (direita) e Gonçalo Guedes (esquerda) bem abertos nas alas e perigosos nas diagonais, e Diogo Jota a entrar pelo meio.

O jogo de Portugal foi fiel às caracterísiticas dos jogadores desta seleção. Muita técnica, muita circulação de bola e a busca constante da criação de espaços. Rúben Neves, Bruno Fernandes e João Carvalho formavam um meio-campo, que contou com o apoio de Diogo Jota que compunha o losango em transição defensiva, com nota artística que na primeira parte manietou a Sérvia. No ataque, Guedes foi sempre o mais ativo, secundado por Podence, que só apareceu em jogo na parte final da primeira parte, a tempo, no entanto, de fazer o cruzamento para o jogador do Paris Saint-Germain fazer o 1-0 para Portugal. Menos trabalho teve a defesa de Portugal, graças ao bom trabalho do meio-campo, e raras foram as situações de perigo para a baliza de Bruno Varela. E as poucas que houve foi mais por erros de distração dos defesas portugueses que outra coisa.

Ao intervalo, Rui Jorge tirou Diogo Jota e fez entrar Bruma. A estratégia etsava definida. Portugal ia jogar em transições rápidas a tentar aproveitar a velocidade do tridente Guedes-Bruma-Podence. Mas na prática o que sucedeu foi que Portugal perdeu o controlo da bola, a Sérvia ganhou iniciatica de jogo e conseguiu ameçar mais de uma vez a baliza de Bruno Varela. Foi então que Rui Jorge voltou a mexer na equipa, e com acerto. As entradas de Iuri Medeiros e Renato Sanches voltaram a dar bola a Portugal e os lances de ataque com perigo sucederam-se. O segundo golo nasce de um passe de Renato Sanches a isolar Bruno Fernandes que teve a frieza necessária para bater o guarda-redes sérvio.

Portugal volta a jogar na terça-feira, frente à Espanha, em Gdynia, mas pelo que se viu este sábado, a equipa de Rui Jorge tem tudo para fazer uma boa campanha. Não fez um grande jogo, mas soube sofrer e nunca se desorientou. Os jogos também se vencem assim.

Relembre aqui o Portugal-Sérvia minuto a minuto e veja os dois golos dos sub-21.