Grande Futebol
De Jong e De Ligt, os rostos do renascimento holandês que o Barça quer agarrar
2018-11-17 17:45:00
Frenkie De Jong e Matthijs de Ligt são duas das figuras da renovada Holanda e já fazem eco na imprensa desportiva.

Há dois nomes que estão cada vez mais em destaque no futebol holandês: Frenkie De Jong e Matthijs de Ligt. Os dois jovens do Ajax são os rostos da renovada seleção ‘laranja’, que tem vindo a regressar aos poucos aos bons velhos tempos, e já fazem eco no mundo do desporto rei, a serem apontados ao interesse dos grandes ‘tubarões’ europeus. O FC Barcelona tem sido falado como fortemente tentado a apostar nas contratações do central e do médio, situação que a imprensa catalã não tem deixado em claro. Aliás, quem tem observado a participação do Benfica na Liga dos Campeões (adversário do Ajax na fase de grupos) desta época sabe bem as razões pelas quais tanto se fala nestes dois jogadores.

De acordo com o que avança o ‘Mundo Deportivo’, este sábado, de Jong é mesmo “uma prioridade” para os lados da Catalunha, tal como aponta na manchete de hoje. O polivalente centrocampista de 21 anos é dado como o sucessor natural para Busquets, jogador de 30 anos que já leva inúmeras temporadas como titular indiscutível no onze blaugrana. Nesta época, De Jong já realizou um total de 19 encontros pelo Ajax, com 1546 minutos passados dentro das quatro linhas. Para que se perceba bem a influência do jovem médio na equipa, dessas partidas em apenas uma ele não foi titular. De Jong é também já um dos pilares da seleção holandesa, tendo participado nos três compromissos já disputados na Liga das Nações.

No que toca a De Ligt, o ‘Mundo Deportivo’ dá conta de que o central é também um “objetivo claro” do Barcelona para o futuro. O setor defensivo dos catalães tem sido um dos principais alvos de críticas da equipa nas temporadas mais recentes e as soluções encontradas não têm conseguido convencer totalmente os adeptos. O jovem defesa holandês é, assim, visto como a alternativa ideal para um Piqué que já vai com 31 anos e cujo nível exibicional nem sempre é consensual. A qualidade técnica e classe que De Ligt demonstra é outro dos focos da publicação catalã para o elevado interesse do clube na sua aquisição.

Ronaldo Koeman, o selecionador holandês, também não ficou indiferente ao valor dos jovens jogadores e já veio a público enaltecer o talento de ambos. “Ninguém sabe o que pode acontecer com De Ligt e De Jong. Não gosto de falar dos jogadores de forma individual, nem do seu futuro, porque estão coma a seleção e estamos a preparar a pattida, mas são jogadores de grande talento que o estão a demonstrar no seu clube, na seleção, e o futuro pertence-lhes. Veremos até onde podem ir”, referiu o timoneiro da Holanda em conferência de imprensa, antes do recente duelo com a França (triunfo por 2-0).

De Jong até falou recentemente sobre o colega de equipa e de seleção e deu conta de qual pensa ser o preço que irá fazer com que De Ligt saia do Ajax. “Creio que no final irá sair por 68 milhões de euros”, referiu o médio em entrevista ao ‘Voetball International’. De Jong desvendou também que a alcunha do amigo no balneário é “Dikkie De Ligt”, o que traduzido para espanhol significa “gordito”, esclareceu o diário ‘Sport’. De Jong revelou também que um dos principais ‘hobbies’ de ambos é jogar FIFA na Playstation e que De Ligt é quem ganha mais vezes.