Grande Futebol
De dispensado do Sporting à estreia na seleção da Turquia
2018-11-21 16:00:00
Demiral foi cedido por empréstimo ao Alanyaspor com opção de compra fixada nos 3,5 milhões de euros...

Deu um passo atrás para dar dois à frente. O velho ditado bem pode aplicar-se a Merih Demiral, defesa-central que no ínicio da época foi dispensado por José Peseiro do plantel do Sporting e que esta terça-feira, aos 20 anos de idade, viu reconhecido o trabalho efetuado ao serviço do modesto Alanyaspor com a estreia na seleção principal da Turquia pela mão do experiente Mircea Lucescu.

Demiral tem-se afirmado como uma das grandes sensações deste início de temporada na Super Liga turca, contrastando de forma evidente com a produção da própria equipa, que ocupa nesta altura um dos três lugares de descida. Titular absoluto, o jovem defesa central soma 10 jogos realizados tendo apontado um golo, no triunfo de 1-0 sobre o Trabzonspor, e despertado a atenção do experiente técnico romeno, o eleito para tentar devolver a Turquia aos bons velhos tempos. Esta terça-feira, Demiral viu coroado o seu trabalho e foi lançado no jogo de caráter particular frente à Ucrânia, que terminou com uma igualdade a zero.

Quem esfrega as mãos de contente é o Alanyaspor, que tem o jogador cedido por empréstimo do Sporting, mas com uma cláusula de opção de compra já fixada e perfeitamente acessível tendo em conta os dias que correm: três milhões e meio de euros. Uma verba tentadora para o clube turco, que vê aqui uma janela aberta para um forte encaixe financeiro no futuro, até porque na Turquia já se fala no interesse do Galatasaray e do Fenerbahçe.

O início de pré-época fazia supor que Demiral poderia ter uma oportunidade no grupo de trabalho leonino. O central, que se distingue pelo forte poder no jogo aéreo fruto do 1,92 m de altura, integrou o estágio de preparação que o clube de Alvalade efetuou na Suíça. Disputou os últimos 16 minutos da derrota de 1-2 diante do Neuchatel Xamax, entrou no início da segunda parte na goleada aplicada ao Stade-Lausanne (4-1) mas já não participou no jogo de apresentação do plantel dos verde e brancos aos sócios, perante o Olympique de Marselha, que terminou igualado a um golo. Poucos dias depois, a 15 de agosto, foi apresentado como reforço do Alanyaspor. Cedido sem custos, ficou com a tal opção de compra de três milhões e meio de euros. "Espero que seja uma boa época para todos nós, para mim e para o clube", manifestou na conferência de imprensa de apresentação, prometendo a habitual raça que denota em campo: "Não tenho dúvidas de que vou dar o meu melhor por esta camisola."

Estamos a falar de um jogador que tem várias internacionalizações ao nível das camadas jovens, tendo inclusive participado no Torneio de Toulon da última temporada. Formado no Fenerbahçe, Demiral mudou-se para Portugal em 2016 para representar o Alcanenense. Passou meia temporada na equipa do distrito de Santarém antes de mudar-se para os juniores do Sporting. Em 2017/18 estreou-se pela equipa principal dos leões pelas mãos de Jorge Jesus na terceira eliminatória da Taça de Portugal, no triunfo obtido fora de portas, frente à ARC Oleiros, por 4-2. Pela equipa B, onde foi titular indiscutível, fez 26 jogos. Vive agora um sonho, provavelmente, mais cedo do que esperaria.