Grande Futebol
De 4-0 ao intervalo para 4-4 no final. Um dérbi para a história
2017-11-26 11:00:00
Borussia Dortmund e Schalke 04 protagonizaram um dos jogos mais espetaculares da época

Com lugar cativo na memória dos adeptos das equipas até ao fim dos dias. É assim que ficou o jogo entre Borussia Dortmund e Schalke 04 deste sábado para a Liga Alemã, que terminou com um empate a quatro golos depois dos amarelos se encontrarem a ganhar por 4-0 ainda na primeira parte e dos azuis realizarem uma recuperação consumada no tempo de compensação, e que entrou para a história do futebol. Isto porque não é nada comum ver recuperações de quatro golos de desvantagem.

Aos 25', já estava 4-0. Aubameyang inaugurou o marcador aos 12', Stambouli marcou na própria baliza aos 18', Gotze fez o terceiro aos 20' e o português Raphael Guerreiro fechou as contas da equipa da casa cinco minutos depois com um potente e colocado remate. Tudo parecia correr às mil maravilhas para a equipa de Peter Bosz, que goleava o maior inimigo quando ainda nem 30 minutos estavam decorridos.

No entanto, tudo mudou a meia hora do final. Burgstaller reduziu aos 61', seguido do golo de Harit aos 65'. Caligiuri fez os adeptos do Schalke 04 sonharem quando reduziu a desvantagem para a margem mínima a quatro minutos dos 90', com Naldo, finalmente, a colocar a última pedra na reconstrução aos 94'. Os adeptos azuis foram ao delírio e os jogadores, já após o apito final, envolveram-se em confrontos no relvado, não fosse este um jogo de nervos e com história relevante.

O Revierderby, nome dado ao jogo entre Borussia Dortmund e Schalke 04, nasceu em 1925, ano em que as duas equipas da região de Ruhr jogaram pela primeira vez uma contra a outra. Desde então, os rivais encontraram-se mais de 150 vezes para várias competições. O jogo deste sábado terá sido, certamente, um dos mais espetaculares nos 92 anos de partidas entre Borussia Dortmund e Schalke 04.

A única vez que alguma equipa havia recuperado de uma desvantagem de quatro golos na história da Liga Alemã teve lugar em 1976. O Bayern Munique visitou o VfL Bochum e a formação caseira vencia por 4-0 aos 55'. Contudo, o Bayern marcou cinco golos em menos de 20 minutos e deu a volta ao marcador para 5-4, com o VfL Bochum a reestabelecer o empate aos 80' e, finalmente, o gigante de Munique selou o 6-5 final aos 89', conseguindo ainda um feito mais brilhante que aquele que o Schalke 04 protagonizou.

Recuperar de quatro golos de desvantagem é mesmo algo muito raro nas principais ligas do futebol europeu. Em Inglaterra, a última vez que isso aconteceu foi em 2011, quando o Newcastle United fez o mesmo que o Schalke 04 mas contra o Arsenal. Em França, o Olympique Marselha deu a volta e bateu o Montpellier HSC por 5-4 em 1998 e em Espanha tal já não se realizava desde 1941, quando o FC Barcelona empatou com o Hércules CF quando estava a perder por 0-4. Na Liga Italiana, não há registos que tal tenha acontecido.