Grande Futebol
Cristiano Ronaldo, Bernardo e Cancelo nos candidatos ao onze do ano da FIFpro
2019-09-05 14:30:00
Três portugueses entre os 55 jogadores finalistas

Os futebolistas portugueses João Cancelo e Bernardo Silva acompanham o compatriota Cristiano Ronaldo nos 55 candidatos ao ‘onze’ da época 2018/19 para a Associação de Futebolistas Internacionais (FIFpro).

A lista de cinco guarda-redes, 20 defesas, 15 médios e 15 avançados resulta de uma escolha de jogadores em todo o mundo, e cuja equipa final será divulgada na gala da FIFA, em 23 de setembro, no Teatro alla Scala, em Milão.

Na última época, Cristiano Ronaldo era o único português a figurar entre os 55 finalistas, mas, para esta edição, surgem também Cancelo, até ao final da época seu companheiro na Juventus, e Bernardo Silva, do Manchester City.

O extremo português, cinco vezes vencedor do troféu de melhor do Mundo, esteve em cada lista de 55 nomeados desde a primeira edição onze da época, em 2004/05.

Quanto a Bernardo Silva, eleito no final da última época o melhor jogador da Liga das Nações, que Portugal venceu, e também do Manchester City – além de ter estado nos nomeados a jogador do ano na ‘Premier League’ - teve uma temporada quase perfeita.

Bernardo ganhou tudo em Inglaterra, só lhe faltando o título na Liga dos Campeões, eliminado nos quartos de final pelo Tottenham.

Já Cristiano Ronaldo, um crónico candidato a prémios, venceu igualmente a Liga dos Nações com Portugal e conquistou a Série A Italiana e a Supertaça transalpina, juntamente com Cancelo, entretanto transferido para o Manchester City.

A lista de 55 jogadores inclui ainda Lionel Messi, os campeões europeus Salah, Firmino ou Sadio Mane, ou as promessas holandesas De Jong e De Ligt, bem como Virgil van Dijk, jogador do ano da UEFA, e candidato ao prémio ‘The Best’.

Uma distinção cujos três finalistas são o central holandês, juntamente com os habituais candidatos: Messi e Cristiano Ronaldo.

Na lista, o Brasil é o país que tem mais jogadores candidatos, com 10, enquanto o clube é o FC Barcelona, com 11.