Grande Futebol
"Crise" à vista no Real Madrid e nem Ronaldo evitou o fim da série goleadora
2017-09-21 09:30:00
O Real Madrid continua sem ganhar no Santiago Bernabéu para o campeonato e viu o fim da série de 73 jogos a marcar golos

Uma "crise real" que deixa o Real Madrid a sete pontos de distância do FC Barcelona, ainda em setembro, quando estão disputadas somente cinco jornadas na Liga Espanhola. A derrota dos “merengues” frente ao Betis, em pleno Santiago Bernabéu, fez correr tinta na imprensa desportiva internacional, com o foco no início de época da equipa de Zidane que tem deixado muito a desejar: duas vitórias, outros tantos empates e um desaire no campeonato. Nem mesmo o regresso de Cristiano Ronaldo – após cumprir a suspensão – chegou para tirar os madrilenos da senda menos positiva.

Um golo de Sanabria, já nos minutos de compensação, resultou num triunfo do Betis, que colocou o Real sob brasas, tal como é apontado pela imprensa espanhola. “O Real Madrid está encostado às cordas… a 21 de setembro – algo se passa aqui”, pode ler-se na “Marca”, que dá conta do mau início de temporada do clube, em termos de campeonato. A publicação salienta a “pré-crise” que se vive no Santiago Bernabéu e aponta as sete chaves que levam os “merengues” a estarem já a sete pontos do rival da Catalunha. “A inconcebível falta de golos, ansiedade no Bernabéu, as decisões de Zidane, as discussões com os árbitros, a praga de lesões, a queda de rendimento após as conquistas das Supertaças e a tendência para sofrer golos”. Pilares que resultam numa distância pontual que já merece apoquentação.

O “AS”, por seu turno, refere que o “Betis fez o Real Madrid sangrar”. A publicação aponta o início de jogo a meio gás e a ansiedade com o passar dos minutos da equipa de Zidane, como pontos fulcrais para o desaire contra o conjunto sevilhano. Quanto a Cristiano Ronaldo, o “AS” referenciou “o empenho e algumas tentativas” do português, que não chegaram para bater um Antonio Adán que foi intransponível na baliza do Betis. “Ainda não acabou setembro e [o Real Madrid] já está condenado a uma caça gigantesca”, lê-se ainda na publicação.

Ora, como seria expectável, a derrota do Real Madrid foi vista com bons olhos na imprensa catalã. “O Bernabéu arde”, palavras que fazem a manchete do “Mundo Deportivo” nesta quinta-feira. A publicação da Catalunha dá conta de que os “merengues” continuam sem vencer em casa na Liga Espanhola (dois empates e um desaire), mesmo com a presença de Ronaldo em campo. Por falar no português, o “Mundo Deportivo” diz ainda que o jogador do Real Madrid deveria ter sido expulso no regresso à Liga Espanhola, num lance em que pisou Mandi no tornozelo, segundo o diário desportivo, mas no qual o árbitro nada assinalou. O “Sport” destaca o “duro golpe” que foi o golo de Sanabria, ex-jogador dos quadros do FC Barcelona, já após os 90’, que “deixa um triste Real Madrid a sete pontos do Barça”.

Cristiano Ronaldo tentou, mas não conseguiu bater Adán na quarta-feira, no regresso à Liga Espanhola. Crédito: Juanjo Martin / EPA.

Não só em Espanha o mau momento do Real Madrid merece destaque. Em França, o “L’Équipe” faz manchete com o desaire no Bernabéu. “Vai mal o Real Madrid”, pode ler-se no diário desportivo gaulês. A publicação destaca também o fim da série de 73 jogos consecutivos do Real Madrid a marcar golos. Ao não apontar qualquer tento contra o Betis, a equipa de Zidane não conseguiu ultrapassar, mas apenas igualar, a marca histórica do Santos de Pelé. “Apesar do regresso de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid manteve-se em silêncio, frente ao Betis, pela primeira vez em 17 meses. O Real, que tinha marcado nos últimos 73 jogos, não encontrou a baliza adversária contra o Betis”, resumiu o “L’Équipe”.

Também em Itália o desaire dos “merengues” faz eco. “Crise Real, K.O. contra o Betis. Sanabria silencia o Bernabéu. Um golo nos últimos momentos do ex-AS Roma afunda os blancos, que já estão sete pontos atrás do FC Barcelona”, salienta o “Corriere dello Sport”, ao passo que a “Gazzetta dello Sport” foi mais perentória. “O Real colapsou em casa com o Betis.” Ainda pela Europa, o britânico “The Sun” atesta que “A suspensão de Ronaldo termina com um ‘choque’” e o germânico “Die Spiegel” referencia que o “Real Madrid desliza em casa”.

Na América do Sul, Cristiano Ronaldo é visado pelo jornal argentino “Olé”. “Tudo mal, Cristiano. Ronaldo voltou a jogar após a suspensão e além de falhar um golo, o Real Madrid perdeu contra o Betis, segue sem ganhar em casa no campeonato e não marcou golos pela primeira vez 73 partidas depois. E afasta-se do FC Barcelona: ficou a sete pontos. O recorde [de golos em jogos consecutivos] continua a ser do River Plate.” No Brasil, o “Globoesporte” tece duras palavras à equipa de Zidane. “Não pode ser. No dia em que o Real Madrid poderia bater a marca histórica do Santos de Pelé, cai em casa perante o Betis e coloca um fim [à série de golos]."