Grande Futebol
Campaña saiu do Dragão sem deixar saudade, amadureceu e é destaque em Espanha
Fernando Gamito
2018-12-06 14:00:00
Aos 25 anos, com uma carreira já muito viajada, o médio espanhol afirma-se no país de origem e há interessados de nível.

Seis jogos. Foi este o registo de Campaña na equipa principal do FC Porto durante a temporada de 2014/15. O médio foi uma das contratações de jogadores espanhóis que rumaram aos azuis e brancos com a chegada de Julen Lopetegui ao comando técnico do clube. A verdade é que o centrocampista acabou por ser pouco utilizado, devido à concorrência de Casemiro e ao surgimento de Rúben Neves no plantel, e ainda realizou alguns jogos pelo conjunto secundário. Saiu do Dragão sem deixar saudades uma temporada após ter chegado à Invicta, mas está agora em grande destaque na Liga Espanhola, com a camisola do Levante UD.

Com toda a formação realizada no Sevilha FC e a estreia no campeonato do país vizinho feita pelo próprio clube que o viu dar os primeiros passos no futebol, Campaña rumou a Terras de Sua Majestade apenas com 21 anos, em 2013/14. O facto de não ter conseguido ganhar um lugar regular entre a equipa do Crystal Palace (apenas seis jogos) fez com que rumasse à Alemanha ainda nessa mesma temporada, para representar o FC Nuremberga. Em solo germânico realizou dez partidas, mas continuou a trilhar uma carreira de malas às costas. Em 2014/15, foi para a Sampdoria mas nem chegou a realizar uma única partida pelo emblema italiano, pois foi logo recrutado por Lopetegui para a Invicta.

No Dragão, foi aquilo que já se sabe. Um total de 395 minutos distribuídos por seis jogos (dois para o campeonato e quatro na Taça da Liga), cinco deles com o estatuto de titular. Pelo meio, disputou outros tantos encontros pela equipa B dos azuis e brancos no segundo escalão do futebol português, com um golo marcado. Houve quem já o tivesse considerado um dos muitos ‘flops’ que já constaram nas aquisições dos três ‘grandes’, mas o médio espanhol também não teve várias oportunidades de demonstrar o que conseguia fazer dentro das quatro linhas.

Hoje em dia, as palavras da imprensa são elogiosas para Campaña. Depois de ter saído do FC Porto, o espanhol foi para o AD Alcorcón, jogar no segundo escalão do país de origem, mas tem sido com a camisola do Levante UD que se tem destacado. A representar o emblema valenciano desde a época 2016/17, é o “amadurecimento” do futebol do centrocampista que mais tem chamado a atenção em Espanha, principalmente do diário catalão ‘Mundo Deportivo’, que destacou recentemente essa qualidade de Campaña. A publicação considera mesmo que a exibição do médio na vitória contra o Athletic Bilbau, na segunda-feira, teve papel fundamental na demissão de Berizzo do comando técnico da equipa basca.

Começa a ecoar por Espanha o interesse do Sevilha FC em voltar a contar com Campaña. De acordo com a imprensa do país vizinho, o clube andaluz vê com bons olhos o regresso de alguns jogadores que foram lá formados e o médio do Levante UD encaixa-se perfeitamente nessa descrição. A afirmação de Campaña na Liga Espanhola tem chamado a atenção dos técnicos do emblema do Sánchez Pizjuán. E a verdade é que, apesar de já ter uma carreira muito viajada pelo mundo do desporto rei, Campaña tem apenas 25 anos de idade e muito futebol pela frente.

Sê o primeiro a comentar: