Grande Futebol
Brasileiros lembram 'Caso Mateus' como o início do sucesso de Jorge Jesus
2019-12-30 15:15:00
Treinador surpreendeu levando o Belenenses à Taça UEFA e à final da Taça de Portugal

O sucesso "estrondoso" de Jorge Jesus no Flamengo levou a imprensa brasileira a investigar o percurso do treinador português, apontando o 'Caso Mateus' como o fator que lançou o técnico para o estrelato.

A ESPN brasileira recuou até ao "escândalo no futebol português" de 2006, no final de uma época em que Jorge Jesus terminou com a "agonia" da União de Leiria, que assumiu à oitava jornada.

Foi o oitavo clube na carreira de Jorge Jesus, que terminou esse campeonato no sétimo lugar. No fundo da tabela ficaram Belenenses, Rio Ave, Vitória de Guimarães e Penafiel, que desceram de divisão.

"Mas o primeiro entrou com recurso contra o Gil Vicente, que terminara a disputa em 12.º lugar, alegando inscrição irregular do atacante angolano Mateus Galiano da Costa", recuperou a ESPN.

Quer a Liga, quer a FPF decretaram a permanência administrativa do Belenenses, sendo o Gil Vicente despromovido. E qual o treinador que iniciou a época seguinte? Esse mesmo, Jorge Jesus.

"Recebeu uma proposta de outro clube, muito superior ao que o Leiria poderia pagar", revelou, à época, o então presidente da União de Leiria, João Bartolomeu.

 

"Não foi possível precisar se Jesus acertou com o Belenenses antes ou depois do desfecho do 'Caso Mateus' na esfera esportiva, mas é no clube que ele, enfim, faz sua carreira decolar: com bons trabalhos e, algo primordial, chamando a atenção da imprensa", destacou a 'ESPN'.

"Tudo isto graças ao escândalo!", continua o argito: "Ou Jesus teria assumido o Belenenses na segunda divisão? E se tivesse, teria repetido o ótimo trabalho? Ainda que sim, teria tido a mesma atenção da grande mídia, a portuguesa principalmente?"

Foi no Belenenses, na I Liga, que Jorge Jesus "conseguiu provar" que o bom trabalho desenvolvido nos clubes anteriores não tinha sido fruto do acaso, garantindo a qualificação para a Taça UEFA.

Nessa mesma época, a turma de Belém chegou ainda à final da Taça de Portugal.

"Fez jogo duro contra o forte Sporting, mas sofreu um golo do brasileiro naturalizado português Liedson e teve de se contentar com o vice", continuou a 'ESPN'.

O artigo termina com a "história bem conhecida" de Jorge Jesus: "Primeiro, uma temporada no SC Braga, depois, seis anos no Benfica, outros três no Sporting, algum tempo no Al Hilal, da Arábia Saudita, e o Flamengo".