Grande Futebol
Brais Méndez: estreia de sonho, pupilo de Miguel Cardoso e o futebol na família
2018-11-19 19:30:00
Brais Méndez marcou na estreia pela seleção espanhola e tornou-se no mais jovem a fazê-lo desde Bernat, em 2014.

Brais Méndez teve uma autêntica estreia de sonho pela seleção espanhola, ao marcar o golo que deu o triunfo ao país vizinho perante a Bósnia e Herzegovina (1-0), em jogo particular no domingo passado. O jovem atacante do Celta de Vigo, agora treinado por Miguel Cardoso, o novo timoneiro da equipa galega, teve uma rápida ascensão no futebol espanhol, o que culminou com a chamada à seleção e posteriormente os primeiros minutos com a camisola da ‘Roja’. Brais é filho de um futebolista que, embora não tenha ficado conhecido no desporto rei, tem uma história bastante peculiar que envolve… narcotráfico.

Brais Méndez é filho de Modesto Méndez, mais conhecido por ‘Pupi’ no mundo do futebol. O pai da mais jovem coqueluche da seleção espanhola jogou no Juventud Cambados, um clube regional que acostumado aos afazeres da terceira divisão espanhola, mas que subiu a pulso quando foi adquirido por Sito Miñanco, um dos maiores narcotraficantes galegos da década de 1980. Tal como é contado na imprensa espanhola, mais precisamente em publicações como a ‘Marca’ e ‘La Vanguardia’, o narcotráfico proliferou na Galiza, por volta desses anos, e foi após ser comprado por Minãnco que o Cambados viveu o melhor período da sua história. O clube chegou a estar entre os quatro melhor classificados da Segunda Divisão B espanhola, com o pai de Brais como avançado, mas não tardou muito a que voltasse a descer de escalão. 

A 21 de setembro de 2017, a vida de Brais Méndez mudou por completo. Foi nessa data que teve lugar a estreia do jovem de 21 anos pela equipa principal do Celta de Vigo. Na primeira temporada no principal escalão do futebol espanhol, o atacante realizou um total de 24 jogos, 14 deles com o estatuto de titular, mais precisamente 1167 minutos passados dentro das quatro linhas. Nesta época, já com o argentino Antonio Mohamed no comando técnico do Celta de Vigo, Brais continuou a afirmação na equipa, não obstante a irregularidade dos galegos no começo de temporada. Com Mohamed, o jovem foi opção inicial em sete partidas.

Agora, Brais Méndez vai ser pupilo do português Miguel Cardoso. O ex-treinador de clubes como o FC Nantes e o Rio Ave foi apresentado recentemente como o novo timoneiro do Celta de Vigo, na sequência de resultados pouco conseguidos da equipa galega. A forma recente de Brais com a camisola do Celta na Liga Espanhola (tinha marcado nos últimos dois jogos com Real Madrid, Betis e SD Eibar) culminou com o nome do jovem a estar presente entre as escolhas do selecionador Luis Enrique. No duelo entre Espanha e Bósnia, Brais entrou em campo aos 59 minutos e aos 78’ marcou o golo solitário do encontro, tornando-se assim no estreante mais jovem a marcar pela Espanha desde Bernat, que o tinha feito em outubro de 2014.