Grande Futebol
Brahim Díaz, o miúdo com o futuro nas mãos que Guardiola não quer deixar fugir
2018-11-02 18:00:00
Brahim Díaz foi o herói do Manchester City no último jogo e tem sido apontado ao interesse do Real Madrid.

Brahim Díaz agarrou como poucos a oportunidade dada por Pep Guardiola na quinta-feira e esteve em principal destaque na passagem do Manchester City aos quartos de final da Taça da Liga Inglesa. O jovem médio ofensivo marcou os dois golos que resultaram no triunfo dos citizens e tem feito manchetes por toda a Europa do futebol, a despertar o interesse de alguns dos grandes ‘tubarões’ do desporto rei. Aos 19 anos, o espanhol tem literalmente o futuro nas mãos, pois termina contrato com o clube inglês no final desta época, o que indica que está livre para assinar por qualquer equipa a partir do mês de janeiro.

Até o próprio Guardiola já falou sobre a situação do jovem que não tem tido vida fácil para ganhar um lugar habitual entre as opções do técnico catalão em Manchester. “Sabemos que existem propostas. Nós queremos ficar com ele, mas não depende só de nós. É a vontade do jogador que entra aqui. Ele sabe o que nós pensamos dos jovens e a forma como os protegemos, mas também sabe que tem a concorrência do Bernardo [Silva], do Sané e do Agüero. Vai ter de tomar uma decisão, é simples”, foram as palavras de Guardiola após a exibição marcante de Díaz, na quinta-feira, diante do Fulham FC.

Brahim Díaz chegou ao Manchester City em 2013, ainda com 14 anos, proveniente do Málaga CF, quando os ingleses se anteciparam à concorrência do FC Barcelona para assegurar um dos principais diamantes por lapidar o futebol espanhol. Na temporada passada já o jovem disputou dez encontros pela equipa principal dos citizens, um deles como titular para a Taça da Liga. Ainda assim, a estreia a marcar pelo conjunto principal do clube ocorreu nesta quinta-feira, com os dois golos marcados. De resto, este foi o terceiro jogo de Díaz pelo City nesta temporada, tendo participado na eliminatória anterior da Taça da Liga e realizado também alguns minutos na Supertaça Inglesa, frente ao Chelsea.

“Sempre quis saber como soava o meu nome entoado desde as bancadas depois de marcar um golo. Hoje consegui-o. Em duas ocasiões. É irreal. Obrigado a todos pelas mensagens. Para a ronda seguinte”, escreveu Díaz nas redes sociais depois do encontro. O internacional Sub-21 pela seleção espanhola tem sido constantemente apontado ao Real Madrid e a verdade é que a concorrência em Manchester é dura de roer, com nomes como Leroy Sané, Sterling, Bernardo Silva, David Silva, entre outros, que podem atuar em zonas similares do terreno do que as que Díaz ocupa. Até janeiro, o jovem de 19 anos ainda tem tempo para decidir, mas esta será, certamente, uma decisão que irá ter grandes proporções na sua carreira.