Grande Futebol
"Black Friday". Jornal italiano 'debaixo de fogo' após capa polémica
2019-12-05 09:50:00
Em causa o título e a imagem escolhida para a antevisão do Inter-Roma

O 'Corriere dello Sport', jornal italiano dedicado ao desporto, está no centro de uma polémica nas redes sociais depois da capa escolhida para a edição desta quinta-feira. 

Sob o mote de "Black Friday", o diário escolheu Romelu Lukaku e Chris Smalling, do Inter e Roma, respetivamente, para lançar o encontro entre os dois emblemas, esta sexta-feira, para a 15.ª jornada da Serie A. 

Lukaku e Smalling são ex-companheiros de equipa do Manchester United, mas a escolha do 'Corriere dello Sport' depressa levantou ondas nas redes sociais, numa altura em que o racismo no desporto 'está na ordem do dia', levando inclusive à união de todos os emblemas italianos

"Quando pensas que o futebol italiano não pode descer mais baixo, eis a capa do 'Corriere dello Sport'" ou "isto não é normal", são apenas alguns dos comentários a condenar a publicação.

Matteo Bonetti, jornalista italiano, foi mais crítico e considerou a capa do jornal "absolutamente vergonhosa". 

"Surdos, ignorantes e com o 'tradicional tom baixo' de racismo. Dizer que estou chocado seria uma mentira, nesta altura. Absolutamente vergonhoso por parte do 'Corriere dello Sport'", pode ler-se. 

Recorde-se que o futebol italiano tem travado uma luta recente contra os casos de racismo, com Lukaku e Balotelli a serem os nomes mais 'gritantes'. Na semana passada, os 20 clubes participantes na Serie A decidiram unir-se "pelo desejo de uma séria mudança" e levar a cabo "uma compreensiva e robusta política anti-racismo".