Grande Futebol
Bizarro: jogo será repetido por erro do árbitro. Há um português ao barulho
2018-11-30 23:00:00
O golo do Virtus Entella foi marcado por um rapaz de 20 anos a quem a imprensa italiana chama “Mota Carvalho".

Não, o título não é enganador. É verdade e haverá mesmo uma repetição de um jogo por causa de um erro do árbitro. O Cuneo-Virtus Entella, da Série C italiana, vai ser repetido depois de o árbitro ter deixado em campo um jogador com dois amarelos.

A história não é difícil de contar. Na quarta-feira, em Cuneo, no extremo oeste do norte de Itália, o Cuneo-Virtus terminou empatado a um golo. Tudo certo, caso Simone Paolini, médio do Cuneo, não tivesse ficado em campo… com dois amarelos. Viu o primeiro aos 61 minutos, por uma entrada negligente, e o segundo aos 91’, por retardar o recomeço do jogo. No momento existiram protestos – ainda que tímidos –, mas o árbitro assumiu, no final do jogo, que cometeu o erro.

A Lei 12 das Leis do Jogo, no capítulo dedicado às infrações passíveis de expulsão, é clara quanto a um dos motivos para expulsão. “Receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo”, pode ler-se, sendo que uma outra secção das Leis complementa: “O jogador expulso não volta a participar no jogo, não podendo ser substituído”.

O árbitro, por lapso, deixou ficar o sortudo Paolini em campo e o pressuposto da lei não foi cumprido. Resultado: jogo anulado, resultado sem efeito e jogo repetido.

“Como pode ser visto pelos documentos oficiais do jogo, nomeadamente o relatório do árbitro, conclui-se que a dupla advertência não foi seguida da necessária expulsão do jogador. A situação não permite confirmar o restante progresso do jogo e o resultado obtido em campo”, pode ler-se no comunicado do painel de juízes.

Ainda não há data confirmada para a repetição do jogo.

A título de curiosidade, importa dizer que o golo do Virtus Entella, aos 53 minutos, foi marcado por um rapaz de 20 anos a quem a imprensa italiana chama “Mota Carvalho”. Fomos checkar e trata-se de Dany Mota Carvalho, um jogador luxemburguês com ascendência e nacionalidade portuguesas.