Grande Futebol
'Big Sam' e o impacto imediato no Everton
2017-12-24 23:00:00
Chegou, viu e venceu mal entrou em Goodison Park, com a equipa a subir até à primeira metade da tabela

O inferno parecia ser melhor que aquilo que os adeptos do Everton estavam a viver, mas Sam Allardyce apareceu e tudo mudou. Hoje, cerca de um mês depois, a situação inverteu-se e a equipa está na melhor fase da temporada, subindo da zona de despromoção para o 9º lugar da liga. Sem perder há sete jogos, o Everton acusou bastante pela positiva a chegada de 'Big Sam' e está mais perto de lutar pelos lugares europeus que de voltar a estar abaixo da linha de água.

Depois de ter gasto mais de 150 milhões de euros no mercado de verão, o Everton teve um início de temporada razoável. Passou as fases de qualificação e apurou-se para a fase de grupos da Liga Europa, bateu o Stoke City na jornada inaugural da Liga Inglesa e, no segundo jogo, empatou no reduto do Manchester City a uma bola, sendo assim a única equipa que tirou pontos aos 'citizens' no campeonato até ao momento. Mas tudo mudou a partir daí.

Derrotas sucessivas na liga e na Europa fizeram com que o conjunto da cidade de Liverpool se atrasasse da concorrência nas duas competições, com a gota de água a ser a derrota em casa com o Arsenal por 5-2 que deixou os azuis entre os lugares de despromoção (18º lugar). Ronald Koeman foi despedido depois dessa partida e assumiu o comando de forma interina David Unsworth, antigo jogador do Everton e treinador da equipa de sub-23 do clube. Com Unsworth, pouco ou nada mudou até ao dia em que Sam Allardyce chegou a acordo com os 'toffees'.

A 29 de novembro, o Everton recebeu o West Ham com Sam Allardyce na bancada. A presença de 'Big Sam' em Goodison Park parece ter mudado tudo: o resultado final foi de 4-0 para a equipa da casa no último encontro com David Unsworth como técnico principal e foi dado o mote para uma série bastante positiva que ainda está para encontrar um fim.

Seguiram-se as vitórias contra Huddersfield Town (2-0), para a liga, e no recinto do Apollon Limassol (3-0), para a Liga Europa, antes do empate a um golo no dérbi em Anfield Road, casa do Liverpool FC. Os bons resultados e a escalada na liga continuaram depois dos triunfos em Newcastle (1-0) e na receção ao Swansea City (3-1). O jogo mais recente foi contra o Chelsea, o atual campeão de Inglaterra, e o resultado final ditou um nulo no marcador, contrariando o favoritismo dos 'blues'.

Antes do jogo com o West Ham que motivou a mudança de paradigma em 2017/18, o Everton era 16º na tabela classificativa. Hoje, está em 9º com 26 pontos, menos um que o Leicester City, seis que o Burnley FC e oito que Arsenal e Tottenham, ambos na quinta posição. Assim sendo, uma luta por lugares europeus por parte do Everton não é de descartar caso a forma dos jogadores de Sam Allardyce continue assim.