Grande Futebol
Atual líder da liga belga será decretado campeão
2020-04-02 14:15:00
Segundo o jornal 'HLN' a decisão será anunciada esta quinta-feira em Assembleia Geral

Graças à pandemia da Covid-19 na Europa, praticamente todos os campeonatos estão suspensos, não havendo uma data para o regresso dos mesmos.

No entanto, de acordo com o jornal ‘HLN’, a Liga Belga quer dar por terminado o campeonato, estando a decisão apenas pendente de aprovação em Assembleia Geral com todos os clubes da primeira divisão belga, uma decisão inédita no panorama europeu.

Desta forma, o Club Brugge será coroado campeão nacional, com o Gent, segundo classificado, a apurar-se para os ‘play-off’ da Liga dos Campeões.

Após 29 jornadas, o Club Brugge estava com 15 pontos de avanço sobre o Gent, com o Antuérpia a completar o pódio.

O campeonato belga é disputado por 16 equipas, primeiro numa fase regular de 30 jornadas, e, depois, com um ‘play-off’ de apuramento de campeão, no qual os pontos conquistados são reduzidos a metade.

Na mesma Assembleia Geral será estudada a realização da final da Taça da Bélgica, que terá implicações diretas no apuramento para a Liga Europa.

O organismo explica que optou pela decisão mais radical depois de “tomar conhecimento” das recomendações efetuadas pelo epidemiologista belga Van Ranst e pelas autoridades, segundo os quais será pouco provável existirem jogos com público antes de 30 de junho.

“Mesmo que sejam, teoricamente, possíveis jogos à porta fechada, é conveniente evitar a pressão suplementar que a organização desses jogos exerceria sobre os serviços de saúde e as forças da autoridade”, justifica o organismo.

Recorde-se que a UEFA, na reunião da passada quarta-feira com as federações europeias, sublinhou que a prioridade era que os campeonatos fossem concluídos até agosto.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), juntamente com os emblemas da I e II Liga, assumiram o objetivo de acabar a época durante o mês de agosto, medida que vem de encontro com as pretensões da UEFA.

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, destacou, na terça-feira, que quer o regresso das competições e que "jogar à porta fechada é uma possibilidade".

Na I Liga, após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se no primeiro lugar, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.

Tags: