Grande Futebol
As longas viagens de Benfica e FC Porto não têm consequências na Liga
2017-11-20 21:00:00
Benfica e FC Porto farão, esta semana, as viagens mais longas da época, mas tal não deverá ter consequências na Liga.

No início desta semana, o FC Porto fez 3100 km para ir até Istambul, onde irá defrontar o Besiktas e o Benfica deslocou-se até Moscovo, a 3900km, onde jogará frente ao CSKA. Estas são as duas viagens mais longas da época de cada um dos clubes até ao momento mas, se jogar noutras latitudes pode trazer obstáculos novos, como o frio de Moscovo, o desgaste da viagem não tem sido um problema para Benfica e FC Porto que, nos últimos anos, venceram quase sempre após este tipo de deslocações.

Considerando todos os jogos realizados pelos dois clubes na fase de grupos da Liga dos Campeões nos últimos cinco anos, verifica-se que, cada um, fez seis viagens de mais de 3000 km de distância. O FC Porto deslocou-se aos terrenos de Maccabi Tel Aviv (4000 km de distância), Shakhtar Donetsk (3700 km), Zenit S. Petersburgo (3400 km), Dynamo Kiev por duas vezes (3200 km) e BATE Borisov (3000 km), tendo vencido sempre no regresso às provas nacionais, enquanto o Benfica foi aos estádios de Astana (6200 km de distância), Spartak Moscovo (3900 km), Zenit S. Petersburgo (3600 km), Dynamo Kiev (3400 km), Galatasaray (3200 km) e Besiktas (3200 km) e, ao regressar às competições nacionais, só não venceu por uma vez.

Curiosamente, dessa vez o Benfica até caiu com estrondo. Depois de jogar em Istambul, frente ao Galatasaray, recebeu o Sporting no estádio da Luz e perdeu por 3-0, em 2015/16, na primeira época de Rui Vitória. De resto, as viagens longas nunca deixaram sequelas. Mesmo após a viagem a Astana, que foi a mais longa de todas, o Benfica conseguiu ir vencer a Braga, sendo que o SC Braga também tinha jogado para as competições europeias a meio da semana, em casa, frente ao Slovan Liberec.

O FC Porto tem um registo ainda melhor, tendo vencido sempre após estas viagens de longo curso, mesmo defrontando equipas complicadas, como Vitória de Guimarães, SC Braga e Benfica após tais deslocações. Assim, as longas viagens que FC Porto e Benfica têm de fazer durante esta semana, não significam que Aves, que recebe os dragões no sábado, e Vitória de Setúbal, que vai à Luz no domingo, vejam as suas hipóteses melhoradas.