Grande Futebol
'Apito verde' aliviou dores de André Gomes no relvado
2019-11-05 10:45:00
Médicos do Everton deram um anestésico ao médio logo em campo

A lesão sofrida por André Gomes diante do Tottenham tem gerado uma onda de união com o jogador português. As imagens correram o mundo e, entre o choque inicial e a crença de que poderá recuperar rapidamente, muitas têm sido as opiniões, mensagens e incentivos que vai recebendo. Mas também as imagens da sua saída do relvado tem merecido uma análise mais cuidada e sabe-se agora que o jogador utilizou uma espécie de 'apito verde' que, na naquela altura, permitiu-lhe aliviar as dores.

O 'Green Whistle' é um dispositivo que permite inalar uma determinado fármaco e foi utilizado no desporto australiano, tendo depois sido alargada a sua utilização a várias modalidades.

Com esse dispositivo, é o próprio jogador, neste caso André Gomes, que teve a possibilidade de inalar um anestésico, que em poucos minutos lhe aliviou as dores, após a lesão sofrida em campo.

Como qualquer medicamento, este só pode ser administrado sob supervisão de um médico, que avalia as condições em que o fármaco pode e deve ser administrado. Cabe também ao médico fazer uma avaliação da vítima que irá inalar o medicamento, de acordo com o conhecimento prévio que tem, nomeadamente, do histórico clínico.

A sua utilização já é frequente na Premier League e, segundo o 'Maisfutebol', em Portugal já existem clubes que o usam como FC Porto, Boavista e Gil Vicente.  

"Estamos a falar de um gás anestésico que atualmente é utilizado em doses baixas, como analgésico. É administrado através de inalação e está indicado para tratar dor moderada a intensa em doentes adultos conscientes e com traumatismo agudo, que foi o caso do André Gomes", explicou André Marques, especialista em medicina desportiva, que já fez parte do quadro clínico do Gil Vicente.