Grande Futebol
André Silva chega ao Camp Nou no topo do Mundo
2018-10-19 16:00:00
Avançado internacional português não para de marcar e o Sevilha FC é líder isolado da liga espanhola

André Silva, o Sevilha FC e, consequentemente, Daniel Carriço, dificilmente poderiam chegar ao Camp Nou, para defrontar o FC Barcelona, em melhor conjuntura. O ponta de lança internacional português atravessa o melhor momento da carreira, está a lutar pelo título de rei dos goleadores da liga espanhola e a equipa da Andaluzia lidera o campeonato com um ponto de vantagem relativamente ao adversário deste sábado. Neste contexto, o antigo avançado do FC Porto é motivo de destaque em praticamente todas as publicações espanholas na condição de "grande ameaça para o Barça", como titula o diário "Sport".

Os ecos do prometedor início de temporada do português já vinham da pré-época, onde até apontou o golo que permitiu ao Milan derrotar precisamente o... FC Barcelona na International Champions Cup. Mas isso não foi suficiente para convencer Gennaro Gattuso, que tem vivido com esse peso às costas nestes primeiros meses de temporada sentindo agora na pele a cobrança por não ter apostado em André Silva. Tudo porque o avançado desatou a marcar golos. Não só no Sevilha FC, diga-se, como também na Seleção Nacional. Em contraponto, a equipa dirigida por Pablo Machín é líder do campeonato espanhol, enquanto o Milan ocupa um modesto décimo lugar a 12 pontos da Juventus de Cristiano Ronaldo, líder incontestável da série A.

O dianteiro internacional português soma sete remates certeiros e só é superado pelo uruguaio Stuani (contabiliza oito golos), em grande no Girona FC. André Silva tem mais um golo do que Messi e mais quatro do que Súarez, formando com Ben Yedder uma das duplas mais concretizadores do futebol europeu. Contam 12 golos marcados, contra nove da temível dupla do FC Barcelona. Da liga espanhola, só o conjunto da Catalunha e o Celta de Vigo têm mais golos do que o duo composto pelo português e pelo francês. Ou seja, o clássico deste sábado, que vai colocar frente a frente os dois melhores ataques de La Liga, poderá acentuar ou dissipar muita coisa quer em termos coletivos, quer em termos individuais.

"Frente ao Barcelona será difícil, mas temos uma equipa que pode causar grandes estragos às defesas rivais", antevê Ben Yedder, que não deixou de tecer rasgados elogios ao homem do momento em Sevilha, André Silva. "Desde o princípio que me sinto bem a jogar com o André. Tem boa técnica e profundidade. Gosto deste tipo de jogador porque nos complementamos e damos mais à equipa."

Contra o Sevilha FC joga naturalmente a tradição. Há quase 16 anos que o conjunto andaluz não vence em Barcelona para o campeonato e há mais de onze que não era líder da competição. Para se ter uma ideia da predominância blaugrana, o Sevilha FC regista apenas uma vitória e quatro empates nos últimos... 23 jogos frente aos catalães.

As duas já se defrontaram no ínicio da época na disputa da Supertaça. Com André Silva ainda em fase de adaptação, o FC Barcelona levou a melhor triunfando por 2-1 com Ben Yedder a falhar um penálti nos minutos de compensação, impedindo assim que o desafio fosse para prolongamento. O Sevilha FC até foi a primeira equipa a marcar, por intermédio de Pablo Sarabia, mas Piqué, na sequência de um magistral livre de Messi à barra, e Dembelé, com um daqueles golos do outro mundo, deram a volta ao resultado. André Silva saltou do banco à passagem da hora de jogo e esteve no passe que originou o falta para penálti cometida sobre Aleix Vidal.

Os últimos jogos contrariam, no entanto, a tradição, com o Sevilha FC a chegar a Camp Nou no melhor momento da temporada fruto de quatro vitórias consecutivas. Já a equipa dirigida por Ernesto Valverde vai tentar inverter o ciclo de quatro jogos sem vencer no campeonato. É verdade, quatro jogos, que levaram à perda da liderança precisamente para o adversário deste sábado.

O campeonato está ao rubro e há muitas equipas diretamente interessadas no grande jogo do Camp Nou. Até porque em caso de empate Real Madrid..., Espanyol e... Deportivo Alavés poderão alcançar a liderança. A equipa liderada por Julen Lopetegui, em maus lençóis na capital espanhola, recebe o Levante UD. Já o Atlético vai defrontar, fora de portas, o Villarreal CF, enquanto o Espanyol vai a Huesca e o Deportivo Alavés joga já esta sexta-feira em Vigo.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Arthur; Coutinho, Messi e Luis Suárez.

Sevilla FC: Vaclík; Navas, Kjaer, Daniel Carriço e Sergi Gómez; Arana, Banega, Vázquez e Sarabia; Ben Yedder e André Silva.