Grande Futebol
Ajax na Champions e AZ na pré-eliminatória. Liga holandesa termina sem campeão
2020-04-24 17:00:00
Decisão da Federação holandesa dado que os eventos desportivos estão cancelados até setembro nos Países Baixos

A Liga holandesa foi dada por concluída sem campeão nesta época desportiva, algo que não acontecia desde os tempos da Segunda Guerra Mundial.

A federação holandesa de futebol (KNVB) entendeu dar por terminada a temporada 2019/20, na sequência da decisão governamental de não realização de eventos desportivos até 1 de setembro de 2020, por causa do novo coronavírus.

Assim, a Federação entende que não vão ocorrer subidas nem descidas e vigorará a classificação que estava até à paragem da prova.

Deste modo, e como Ajax e AZ estavam em igualdade pontual na liderança, com vantagem para os de Amesterdão dado que, apesar de terem sido derrotados pelos de Alkmaar (nos dois jogos tanto na Johan Cruyff Arena como na AFAS Stadion), têm vantagem na diferença de golos marcados e sofridos, acaba por ser a equipa de Erik Ten Hag a entrar na Liga dos Campeões de forma direta.

Já o AZ vai às pré-eliminatórias da Champions.

Quanto a Fortuna Sittard, ADO Den Haag e RKC Waalwijk, por sua vez, não vão descer, enquanto que SC Cambuur e De Graafschap não vão subir.

À Liga Europa vão Feyenoord, PSV e Willem II nesta época que acaba de forma precipitada devido à pandemia que tem parado o mundo.

A UEFA, recorde-se, já apelou a que os campeonatos possam terminar em campo.

No entanto, o organismo que tutela o futebol europeu destaca que as ligas europeias de futebol que não conseguirem concluir a época 2019/20 devido à pandemia de covid-19 devem escolher os representantes nas competições europeias por “mérito desportivo”.