Grande Futebol
Do dinheiro gasto em transferências em Portugal, 50 por cento foi para agentes
2019-12-05 12:10:00
Inglaterra, Itália, Espanha, França, Alemanha e Portugal representam 80 por cento dese valor

Desde o primeiro dia do ano, início de período de transferências de inverno, os agentes desportivos arrecadaram cerca de 590 milhões de euros em comissões de transferências, o que representa um crescimento de 19,3 por cento face ao ano anterior. 

De acordo com os dados da FIFA, citados pela 'Marca', 3557 agentes participaram nos 17 mil negócios que foram realizados durante este período. Sem surpresa, Inglaterra, Itália, Espanha, França, Alemanha e Portugal são responsáveis por 80 por cento desse valor (cerca de 472 milhões de euros). 

Dos seis países, Portugal é destacado pelo jornal do país vizinho pelo facto de, de todo o dinheiro gasto em transferências, metade ter sido direcionado unicamente para os agentes. 

Embora tenha registado um crescimento face ao anterior período e não possa ser comparada com a realidade do futebol masculino, refira-se que o futebol feminino assistiu 'apenas' a 828 transferências durante o mesmo período, tendo sido distribuídos cerca de 200 mil euros pelos 248 agentes desportivos que mediaram as negociações.