Grande Futebol
A tempestade depois da bonança
2018-11-09 18:30:00
O Olympique Marselha está a viver um início de temporada abaixo das expetativas

A derrota na visita ao terreno da Lazio por 2-1 foi a quarta consecutiva para a equipa do Olympique Marselha, que já havia sido derrotada pelos romanos em França e também por Paris Saint-Germain e Montpellier HSC no campeonato. Ainda nem vamos a meio de novembro e já a formação do sul do país gaulês perdeu uma grande quantidade de pontos na Liga e foi eliminada da fase de grupos da Liga Europa quando ainda há duas partidas pela frente.

Num grupo com os alemães do Eintracht Frankfurt, os italianos da Lazio e os cipriotas do Apollon Limassol, o Olympique Marselha somou apenas um ponto nas primeiras quatro jornadas (empatou em casa do Apollon Limassol), o que fez com que já não seja possível atingir as duas primeiras posições. Tudo isto depois de ter chegado à final da Liga Europa em 2017/18 eliminando equipas como SC Braga, Athletic Bilbau, RB Leipzig e Red Bull Salzburgo. Só o Atlético Madrid conseguiu, na final, derrotar o Olympique Marselha por uns claros 3-0.

Para além da desgraça europeia num grupo onde o Olympique Marselha era apontado como candidato à passagem, a equipa orientada por Rudi Garcia desde 2016/17 também está a desiludir no campeonato. Com 12 jogos realizados, os 'olympiens' venceram apenas... metade. São seis vitórias, um empate e umas espantosas (pela negativa) cinco derrotas, o que coloca o Olympique Marselha a 17 pontos do líder Paris Saint-Germain. Poucos ou nenhuns eram aqueles que esperavam uma luta direta com Neymar, Mbappé e companhia, mas tal diferença não deixa de ser surpreendente.

Os adeptos do Olympique Marselha não têm tido muitos motivos para sorrir (Sebastien Nogier/EPA)

Em comparação com a época passada, por exemplo, o Olympique Marselha já tem tantas derrotas na Liga como em toda a campanha doméstica em 2017/18 (cinco). Hoje, em novembro, os 17 pontos de diferença para o líder são superiores aos 16 que se viam no final do último campeonato. No total, em todas as competições, o Olympique Marselha tem seis vitórias em 16 jogos quando em 2017/18 conseguiu 34 em 62 partidas (37.5% contra 54.8%).

A vida não está fácil para Rudi Garcia e para a sua equipa, que têm tido a sorte de não serem os únicos a perder pontos na Liga. Clubes como Montpellier HSC, Lille OSC, Olympique Lyon ou AS Saint-Étienne, concorrentes aos lugares europeus, também têm tido desaires "a mais" e, assim, uma recuperação é completamente possível para o clube de Rolando - que, por sinal, não tem sido opção.