Grande Futebol
A semana negra de Courtois: oito golos sofridos, mas mais vítima do que culpado
2018-11-25 11:00:00
O guarda-redes belga encaixou cinco da Suíça e agora mais três do Eibar. Adeptos do Real Madrid pedem regresso de Navas

Uma semana para esquecer, ou não, aquela que viveu Thibaut Courtois. Primeiro, ao serviço da seleção da Bélgica, sofreu cinco golos da Suíça, em jogo que afastou os belgas da final four da Liga dos Campeões e este domingo, defendendo a baliza do Real Madrid, encaixou três do Eibar, equipa que tinha, no historial dos confrontos entre os dois emblemas, três golos marcados ao Real Madrid até 2004.

A imprensa espanhola, no entanto, no rescaldo da derrota “escandalosa” diante do Eibar saiu em defesa do guardião belga. “Courtois levou três em Eibar, mas evitou mais três com mãos gigantescas. O Real Madrid tem um buraco negro na defesa. Ele [Courtois] foi um dos melhores em campo, foi mais vítima do que culpado. Se não fosse ele, o Real teria levado seis”, escreve a Marca que fala de um “Black Saturday” do Madrid de Solari, recorrendo a expressões como “hecatombe”, “naufrágio” para explicar a exibição da equipa merengue. E questiona: “Já não há Lopetegui e em campo estiveram os mesmos. E agora, de quem é a culpa?”. Para o diário “as”, Courtois “sem ser o salvador evitou uma ferida ainda maior”. Nas redes socias, o clima é diferente: os adeptos não perdoam Courtois e já pedem o regresso de Keylor Navas para a baliza.

Courtois chegou em agosto ao Real Madrid, tendo assinado um contrato por seis temporadas. A transferência do ex-guarda-redes do Chelsea envolveu o empréstimo de Mateo Kovacic ao clube londrino, por uma época. Sem confirmação oficial, falou-se na ocasião numa transferência na ordem dos 35 milhões de euros. O internacional belga, que representou o Chelsea nas últimas quatro épocas, regressou a Espanha, onde representou o Atlético Madrid entre 2011 e 2014. Uma passagem que os adeptos do Real não perdoaram aquando da sua contratação recordando, nas redes sociais, um cântico entoado por Courtois em 2013 que tinha como principal alvo o Real Madrid. A popularidade de Courtois entre os adeptos do Real Madrid nunca foi a melhor desde que ingressou nos merengues e agora vive um ponto crítico.