Grande Futebol
A reação dos jornalistas britânicos à estreia de Renato Sanches no Swansea City
Luís Santos Castelo
2017-09-11 11:00:00
A opinião foi praticamente unânime: o médio emprestado pelo Bayern Munique esforçou-se mas precisa de fazer mais

Os órgãos de comunicação social reagiram de forma bastante semelhante à exibição de Renato Sanches ao serviço do Swansea City, denotando muitas perdas de bola e falta de confiança do jovem de 20 anos, que esteve no onze inicial da equipa de Paul Clement e saiu aos 69'. Apesar das críticas, os jornalistas britânicos realçaram também o esforço do médio emprestado pelo Bayern Munique.

Renato Sanches estreou-se na Liga Inglesa este domingo ao ser titular pelos 'swans', mas o resultado não foi o melhor. Em jogo para a quarta jornada da prova, o Newcastle United foi ao Liberty Stadium, recinto do Swansea City, vencer por 1-0 com golo de Lascelles a cerca de 15 minutos do final, já sem Sanches em campo.

O Daily Star classificou a estreia do internacional português como "bastante mediana" e considerou ainda que a equipa visitante conseguiu anular o jogo de Renato Sanches.

"O Newcastle conseguiu ofuscar completamente a estreia do miúdo maravilha de 30 milhões de libras do Bayern Munique, Renato Sanches, no início do seu empréstimo em Swansea. Eles asseguraram-se que o jovem de 20 anos seria bem recebido ao futebol inglês bem cedo quando [Sanches] foi atingido pelo 'exame corporal' de Isaac Hayden, num lance valeu ao médio do Newcastle um cartão amarelo. E, apesar de o português vencedor do Euro 2016 se ter levantado, nunca voltou a chegar a acordo com o o ritmo e fisicalidade do jogo à sua volta depois disso. Jogando num papel surpreendentemente profundo, Sanches manteve as coisas simples, mas, quando saiu a 20 minutos do fim, deixou uma introdução bastante mediana vinda de um jogador que havia deixado grandes esperanças aos adeptos da casa no Liberty Stadium", escreveu o jornal.

O Mirror e o WalesOnline partilharam a classificação dada a Renato Sanches, avaliando a exibição com seis pontos em dez possíveis. "Contratação exótica, mas perdeu a posse de bola demasiadas vezes", escreveu o Mirror, enquanto o portal galês revelou que o ex-Benfica "teve alguns toques de classe, mas pareceu exatamente aquilo que ele é - um jogador com pouca confiança e em baixo de forma depois de um ano posto de lado no Bayern Munique. Precisa de fazer e melhor e vai fazer melhor". O The Sun concorda  "O médio do Bayern Munique tentou tudo para ser o centro de cada jogada do Swansea, mas Sanches foi continuamente forçado a perder a bola antes de eventualmente ser retirado por um desesperado Clement", pode ler-se na publicação.

O esforço de Renato Sanches foi realçado por vários órgãos de comunicação social do Reino Unido, mas a falta de inspiração também, como é possível ver pela reação do The Telegraph: "nota 'A' pelo esforço do português mas é difícil dar-lhe mais do que um 'C menos' pela exibição de hoje [ontem]"."Exibição morna", foi o adjetivo do The Guardian, enquanto o The Independent, por outro lado, destacou a confiança depositada pelo técnico do Swansea City em Renato Sanches, que foi logo titular à primeira oportunidade, mas reconheceu que o médio estava "a desaparecer visivelmente" na altura em que foi substituído. "O treinador do Swansea, Paul Clement, já havia demonstrado o entusiasmo sobre a potencial influência que Renato Sanches pode vir a ter na sua equipa depois do empréstimo do Bayern Munique. A decisão de Clement em dar a titularidade ao português vencedor do Europeu, apesar de ter treinador apenas uma vez, sublinhou essa confiança e parecia totalmente justificada com Sanches no coração da maioria das primeiras investidas do Swansea. (...) Com Sanches a desaparecer visivelmente, Clement tirou um reforço e colocou outro - Wilfried Bony", escreveu o The Independent.

Por último, a BBC evidenciou os prós e os contras da exibição de Renato Sanches. De acordo com a emissora pública de rádio e televisão da Grã-Bretanha, o jogador mostrou boas indicações mas o jogo ficou marcado pelos passes falhados.

"As expetativas eram altas para o jovem de 20 anos, um antigo alvo do Manchester United que trocou o Benfica pelo Bayern Munique por 35 milhões de euros no ano passado, ainda que tenha sido um início misto para Sanches no País de Gales visto que mostrou alguns toques de qualidade mas também falhou vários passes. A sua exibição personificou um encontro incoerente em que não produziu nenhuma ação de registo até aos momentos finais da primeira parte", concluiu a BBC.

Sê o primeiro a comentar: