Portugal
Vitória de Guimarães vence Portimonense e aproxima-se dos lugares europeus
2020-07-04 21:30:00
Golo apontado por Bruno Duarte vale subida ao sexto lugar da tabela

O Vitória de Guimarães venceu hoje o Portimonense pela margem mínima (1-0), num jogo com oportunidades para ambas as equipas, como um maior domínio da equipa algarvia na primeira parte e dos nortenhos na segunda.

Na partida da 30.ª jornada I Liga de futebol, o Vitória de Guimarães somou os três pontos com um golo solitário de Bruno Duarte, aos 67 minutos, e impôs a primeira derrota ao Portimonense desde o regresso da competição, após a interrupção devido à pandemia de covid-19.

A equipa de Ivo Vieira fica provisoriamente no sexto lugar, com 46 pontos, perto das posições ‘europeias’, ao passo que os algarvios se mantêm no penúltimo posto, com 27 pontos, menos três do que Tondela e Vitória de Setúbal, as duas equipas logo acima da zona de despromoção.

A primeira parte foi equilibrada, com as duas equipas a criarem oportunidades, um pouco mais flagrantes para a equipa algarvia, que se mostrou focada na necessidade de somar um triunfo para continuar a sonhar com a permanência na I Liga.

Aos cinco minutos surgiu primeira oportunidade para a equipa de Guimarães, com Falaye Sacko a cruzar de pé esquerdo, com perigo, para uma defesa segura de Gonda.

Aos oito, deu-se a resposta da equipa da casa, com grande oportunidade de Ricardo Vaz Tê para marcar, após corte incompleto, com Aylton Boa Morte a aproveitar a recarga, sem consequências.

No início da partida, mais dois remates dignos de destaque do Vitória de Guimarães, ao minuto 13, por Edwards, a passar por cima da baliza, e aos 23, por Ouattara, a obrigar o guardião algarvio a aplicar-se.

Ao minuto 26, surgiu um momento que poderia ter sido decisivo, com uma grande penalidade a ser assinalada a favor do Portimonense, com Florent a travar em falta William na grande área, mas o lance foi anulado pelo vídeoarbitro, que assinalou fora de jogo no início da jogada.

Ainda três oportunidades para a equipa da casa, com Lucas Fernandes a rematar de longe ao poste direito da baliza vimaranense, aos 35, e, quatro minutos depois, voltou a colocar a bola na barra da baliza, na sequência de um livre com defesa apertada de Douglas.

De seguida, na marcação de um pontapé de canto, a bola a bateu nas costas de Vaz Tê e quase entrou na baliza do Vitória.

No arranque do segundo tempo, o jogo estendeu-se mais pelo terreno, com as duas equipas a procurem inaugurar o marcador.

Com maior intensidade de jogo dos nortenhos surgiu o primeiro e único golo, aos 67 minutos, num cabeceamento de Bruno Duarte, que tinha entrado cinco minutos antes, finalizando da melhor forma um cruzamento de Sacko.

O Portimonense continuou à procura do empate, com Júnior Tavares a não aproveitar um livre direto à entrada da área, aos 82 minutos.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Vitória de Guimarães, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Bruno Duarte, 67 minutos.

Equipas:

Portimonense: Gonda, Hackman (Beto, 87), Willyan (Jackson Martinez, 76), Jadson, Fali Candé, Júnior Tavares (Rómulo 87), Lucas Possignolo, Lucas Fernandes, Bruno Tabata, Aylton Boa Morte (Marlos Moreno,76) e Ricardo Vaz Tê (Bruno Costa, 76).

(Suplentes: Samuel Portugal, Rômulo, Jackson Martinez, Marlos Moreno, Beto, Henrique Custódio, Koki Anzai, Bruno Costa e Rodrigo Freitas).

Treinador: Paulo Sérgio.

Vitória de Guimarães: Douglas, Falaye Sacko, Frederico Venâncio, Easah Suliman, Florent Hanin, Mikel Agu, Pêpê Rodrigues (Poha,63) André André (André Almeira, 85), Marcus Edwards (Pedro Henrique, 89), Abou Quattara (Davidson, 89) e Ola John (Bruno Duarte, 63)

(Suplentes: Jhonatan, Pedro Henrique, Victor Garcia, Rochinha, Poha, André Almeida, Davidson, Abouchabaka e Bruno Norte)

Treinador: Ivo Vieira

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para William (47), Abou Quattara(81).

​​​​​​​Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.