Novo ano, novas ferramentas à disposição dos adeptos do Benfica. O clube da Luz apresentou o 'Benfica Play', um projeto de conteúdos exclusivos que vai desvendar todos os bastidores e histórias do universo Benfica por subscrição.
A cerimónia de lançamento decorreu no balneário do futebol profissional no Estádio da Luz e Domingos Soares Oliveira, administrador financeiro das águias, explicou o "simbolismo" dessa situação.
"Há uma mudança de mentalidades. Este é um espaço sagrado mas é aqui com todo o simbolismo que queremos mostrar esta mudança de mentalidades. Naturalmente, é um processo de aprendizagem", afirmou Soares Oliveira, em declarações aos jornalistas, destacando que o responsável pela ferramenta será Ricardo Lemos, antigo assessor do plantel principal que também já foi jornalista.
Domingos Soares Oliveira vê nele a pessoa indicada para perceber os conteúdos que "podem ser divulgados" e que os adeptos "procuram" neste tipo de ferramentas.
“Toda a vivência do Benfica vai estar disponível nesta plataforma. Queremos atrair as pessoas, o que significa que tem de ter um conteúdo que as pessoas gostem. Não basta atrair, é preciso manter e, por isso, é preciso dar conteúdos relevantes, que o adepto esteja disposto a pagar. Tem de haver uma determinada rentabilidade”, apontou.
O preço do serviço fixa-se em 1,99 euros mensais para sócios e 2,99 euros para não sócios ou o pagamento anual de 19,99 euros para os associados do clube e 29,99 euros para adeptos, com oferta do primeiro mês para todos os subscritores.
“É uma tendência que já se observa em outros países. Nós vamos ser o primeiro clube em Portugal a corresponder a essa tendência”, assinalou.
Para Domingos Soares de Oliveira, a capacidade financeira do Benfica é agora “diferente” do que era no passado, podendo investir na contratação de jogadores e em projetos como o Benfica Play de forma diferenciada.
“Queremos sempre ter os melhores jogadores, naquilo que é a nossa capacidade financeira, que é diferente. [O Benfica] Pode ir ao mercado de maneira diferente e investir nestes conteúdos de maneira diferente”, constatou.
A internacionalização da marca Benfica também foi abordada pelo diretor executivo dos ‘encarnados’, que realçou a importância do lançamento do Benfica Play na realização de passos que considera essenciais para aumentar a popularidade do campeão nacional no estrangeiro.
“Quando definimos uma estratégia de internacionalização do Benfica, há várias componentes que se tem de reunir. A equipa tem de ser boa e ir o mais longe possível nas competições, tem de estar disponível fisicamente para se deslocar [digressões aos Estados Unidos da América ou à Ásia] e ter os conteúdos [do canal do clube e do Benfica Play] disponíveis lá fora”, enumerou.
Apesar do anúncio de uma rádio digital dedicada exclusivamente ao Benfica, o projeto ainda não 'viu a luz do dia'. No entanto, Domingos Soares de Oliveira assegurou que “os trabalhos estão a avançar” e prometeu novidades nos próximos meses.
“A decisão foi tomada no sentido de avançar com uma rádio digital e não com uma rádio, digamos, tradicional. Os trabalhos estão a avançar, temos as instalações quase prontas e, nos próximos meses, a rádio Benfica será uma realidade”, disse.
O Benfica Play tem o seu ‘arranque’ oficial às 21:00 horas de hoje, contando com um vídeo inaugural com o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que tem estado em destaque na atual temporada.