Portugal
"Somos todos do mesmo clube nesta batalha", diz vice-presidente do Benfica
2020-03-25 23:05:00
Varandas Fernandes elogia resposta "rápida e preventiva" do mundo do desporto à pandemia de covid-19

O médico Varandas Fernandes, vice-presidente do Benfica, elogiou a resposta do Benfica à pandemia de covid-19, alicerçada em todo o trabalho realizado "nos últimos 15 anos".

"O mérito é uma enorme estabilidade, uma ótima e invejável situação financeira e patrimonial, até mesmo ao nível das infraestruturas e da profissionalização. Perante estas circunstâncias extraordinárias, foram adotadas medidas de gestão que salvaguardem a capacidade de resposta nestes momentos difíceis, mas também para o momento posterior, de regresso à normalidade", adiantou o dirigente, em declarações à BTV.

Perante a pandemia, não há adversários: todos têm de estar juntos no combate ao novo coronavírus.

"Nesta fase, o nosso foco é no combate a esta gravíssima pandemia. Somos todos do mesmo clube nesta batalha e juntos teremos capacidade de salvaguardar os milhares de clubes que, em Portugal, tanto têm sido o garante da prática desportiva e que, conjuntamente com os maiores, também são embaixadores do país", sustentou.

Compreendendo que é normal haver "apreensão", Varandas Fernandes considerou que a comunicação, por parte de todos os agentes, "tem sido exemplar".

"É muito importante seguir, de forma rigorosa, as orientações das autoridades de saúde. Devemos olhar para todos os sinais da comunidade, entre eles a dificuldade de contactar a linha Saúde 24", salientou.

O médico e dirigente elogiou também a forma "exemplar como o mundo do desporto foi tão rápido e preventivo a responder a esta trágica pandemia", suspendendo de pronto as competições.

"Temos podido assistir, desde técnicos, atletas e profissionais das mais variadas áreas nas campanhas de sensibilização", reforçou.

Sobre o "rigoroso plano de contingência" do Benfica, o vice-presidente apontou a "total prevalência para o teletrabalho", estando "cerca de 500 funcionários" a trabalhar nesse regime.

"Temos um minucioso acompanhamento do trabalho diário dos atletas nas suas residências, havendo a preocupação de dar pública visibilidade às diferentes rotinas deles para que sejam um incentivo a todos os que partilham esta fase de obrigatório recolhimento", continuou.

Varandas Fernandes falou ainda do contributo do Benfica ao Serviço Nacional de Saúde, um "testemunho da solidariedade e sentido de responsabilidade".

A doação, de um milhão de euros, vai permitir a aquisição "de 40 ventiladores e mais de mil máscaras", finalizou.