Portugal
SC Braga goleia Desportivo das Aves na estreia do treinador Artur Jorge
2020-07-04 23:25:00
Goleada após o nulo ao intervalo

O SC Braga regressou hoje aos triunfos, batendo folgadamente o já despromovido Desportivo das Aves por 4-0, na 30.ª jornada da I Liga, no jogo de estreia de Artur Jorge como treinador interino.

Depois de uma primeira parte ‘cinzenta' dos bracarenses, os golos surgiram só no segundo tempo, por Rui Fonte (49 minutos), Ricardo Horta (54), Abel Ruiz (83) e Paulinho (90+3). O Sporting de Braga coloca-se a dois pontos do Sporting, que apenas joga na segunda-feira, fora, com o Moreirense.

Os segundos 45 minutos foram bem melhores por parte dos ‘arsenalistas', que voltaram às vitórias após o desaire da jornada anterior, em Vila do Conde, diante do Rio Ave (4-3), que ditou a saída de Custódio Castro do comando técnico.

Na estreia como treinador interino, Artur Jorge apresentou a equipa num sistema tático 4x4x2, com a novidade de colocar Rui Fonte ao lado de Paulinho na frente de ataque.

Já o Desportivo das Aves, alinhando num sistema com três defesas, somou a 24.ª derrota no campeonato, tendo este sido o 11.º jogo seguido sem vencer (o último triunfo foi obtido em casa do Marítimo, em 02 de fevereiro).

Os avenses até entraram ‘atrevidos' e, logo aos seis minutos, estiveram muito perto de inaugurar o marcador: livre de Afonso Figueiredo e cabeceamento de Diakhité ao poste.

Aos 12 minutos, Bruno Morais falhou por pouco o desvio e, na sequência do canto, Diakhité cabeceou ligeiramente por cima.

O Braga foi, lentamente, tomando conta do jogo e, aos 16 minutos, um grande passe de André Horta isolou Rui Fonte, mas Aflalo, com uma rápida mancha, impediu o golo.

Apesar de algumas ameaças, o futebol bracarense era muito ‘mastigado' e lento, mas, no segundo tempo, já com o jovem Fabiano no lugar de Diogo Viana, o Sporting de Braga subiu muito de produção e chegou cedo ao golo, com um cabeceamento de Rui Fonte, após canto da direita de Trincão.

Cinco minutos depois, numa jogada iniciada por Fabiano, Paulinho assistiu Ricardo Horta que, com um remate rasteiro, de primeira, dilatou a vantagem.

O Desportivo das Aves ‘desapareceu' no segundo tempo e só respondeu aos 75 minutos, com um remate perigoso de Mohammadi, mas seria o Braga a voltar a marcar, com Abel Ruiz a concluir uma boa jogada de envolvimento, com assistência de calcanhar de Paulinho, que fecharia o marcador, já nos descontos.

Em grande destaque, a 'sociedade' Ricardo Horta/Paulinho é responsável por 43 golos (21/22) dos bracarenses esta época, em todas as competições.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga - Desportivo das Aves, 4-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Rui Fonte, 49 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 54.

3-0, Abel Ruiz, 83.

4-0, Paulinho, 90+3.

Equipas:

SC Braga: Matheus, Diogo Viana (Fabiano, 46), Bruno Viana, David Carmo (Raul Silva, 74), Pedro Amador, Trincão, Palhinha, André Horta (João Novais, 87), Ricardo Horta (Sanca, 89), Rui Fonte (Abel Ruiz, 74) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Wilson, Raul Silva, Samuel, João Novais, Abel Ruiz, Sanca e Galeno).

Treinador: Artur Jorge.

Desportivo das Aves: Aflalo, Bruno Morais, Diakhité, Mangas, Kevin Yamga (Kelvin Boateng, 84), Mohammadi, Estrela (Macedo, 69), Falcão, Afonso Figueiredo (Banjaqui, 69), Reko e Pedro Soares (Varela, 84).

(Suplentes: Fábio Szymonek, Ruben Oliveira, Jaílson, Kelvin Boateng, Banjaqui, Macedo, Buatu, Varela e Cláudio Tavares).

Treinador: Nuno Manta Santos.

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mangas (52), Ricardo Horta (78).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.