Portugal
Rui Vitória é, de muito longe (em clássicos), o pior da história do Benfica
2018-08-26 13:45:00
Fomos ver, ainda, que clássicos perdidos ou empatados o Benfica merecia ter vencido.

13% de vitórias. Ou 87% de não-vitórias, se preferir. É este o registo de Rui Vitória, pelo Benfica, em jogos frente a FC Porto ou Sporting. Curioso com este registo francamente negativo, o Bancada foi ver se, na história do clube encarnado, haveria alguém pior. E nada. Nem um. Em clássicos, Rui Vitória é - e de muito longe -, o pior treinador dos 114 anos de Benfica.

Diz-se que os campeonatos se resolvem frente às equipas “pequenas”, mas também se diz que é nos grandes jogos que se vê quem tem estofo. Seja qual for a tese que preferir, atente na análise que o Bancada preparou para si.

Uma nota: para efeitos de justiça e equidade estatística, limitámos esta análise aos treinadores com, pelo menos, dez clássicos disputados pelo Benfica.

Como pode ver, nenhum treinador chega sequer perto do registo negativo do atual técnico do Benfica. Quem mais se aproxima é o espanhol Camacho, que soma 27% de vitórias, fruto dos apenas três triunfos em 11 jogos. Há ainda os registos não muito famosos de Ted Smith e Béla Guttmann e, de resto, ninguém chega perto.

O melhor treinador do Benfica na hora dos grandes jogos foi, até hoje, Jimmy Hagan, com um impressionante registo de dez vitórias em 15 clássicos.

“Isso é muito bonito, mas, como se viu ontem, o Benfica consegue, por vezes, ser superior”

Dir-nos-á, caro leitor, que “isso é muito bonito, mas, como se viu ontem, frente ao Sporting, o Benfica consegue, por vezes, ser superior”. Verdade. E foi por isso que tomámos a liberdade de ir passar os olhos pelas crónicas de jogo do Bancada e, nos jogos anteriores à nossa existência, do Zerozero.

Com base no que os jornalistas analisaram, juntámos o desempenho global do Benfica nos jogos perdidos ou empatados em clássicos. A verde, estão as partidas nas quais as análises apontaram que, globalmente, o Benfica merecia ter vencido, apesar de o resultado final ter sido negativo.

Como vemos, apenas em cinco dos 13 jogos perdidos/empatados o Benfica foi superior e mereceu, segundo os comentários da altura, ter vencido a partida. Ajuda um pouco a suavizar o registo negativo de Rui Vitória, sim, mas não o apaga totalmente. Até porque continuam a ser apenas... cinco em 13.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa