Prolongamento
Rui Pinto blinda discos rígidos e cria dificuldades à PJ na investigação
2019-10-18 09:25:00
Segundo avança o 'Público', as autoridades não conseguem descodificar 10 discos externos

As autoridades portuguesas suspeitam de que Rui Pinto se preveniu para o momento em que pudesse ser detido, uma vez que, de acordo com o jornal 'Público', conseguiu blindar discos rígidos, ainda inacessíveis à investigação.

Segundo avança aquele periódico, foram apreendidos ao hacker 12 discos externos e dois computadores, mas a maioria do conteúdo está por decifrar.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária refere no auto de exame forense, com data de 16 de setembro, que há "fortes indícios" de que os discos rígidos que permanecem encriptados.

As autoridades acreditam que estes são "repositórios de informação exfiltrada" e lamentam o tempo dado à investigação dada a "quantidade, complexidade e diversidade da informação disponível nos volumes de armazenamento de massa".

Recorde-se que o hacker está em prisão preventiva no âmbito do caso Doyen, tendo sido acusado de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão.

Tags: