Portugal
"Queremos adeptos nos estádios mas o dinheiro das televisões é importante"
2019-11-13 12:25:00
Responsável da Liga de Clubes avança com medidas que podem ser criadas no futuro

Diretora executiva da Liga, Sónia Carneiro, assume que é desejo da entidade que gere o futebol nacional ter mais pessoas nos estádios mas lembra o peso económico das transmissões televisivas, isto numa altura em que se sucedem as críticas à forma como o calendário está feito.

"A Liga está a fazer um estudo para tentar perceber as novas dinâmicas e durante a segunda volta vamos apresentar os resultados. Vão existir mudanças na próxima época. É um tema que nos preocupa, porque queremos ter adeptos no estádio e telespectadores, visto que o dinheiro da televisão é muito importante para os clubes", afirmou Sónia Carneiro, que falou no World Scouting Congress, que decorre no Porto, falando ainda da incapacidade do futebol nacional para reter talentos.

"Em Portugal não há capacidade para reter talento. A Liga portuguesa faz um esforço para ser mais bonita, mas repare-se que os cinco primeiros classificados do campeonato fizeram 684 milhões de euros em vendas entre 2012 e 2019", referiu a dirigente, falando de benefícios fiscais que podem ser criados pelo governo nesse sentido.

"Os benefícios fiscais para os futebolistas em Itália são um terço dos praticados em França ou em Espanha. Acredito que isso atraia mais talentos, como é o caso do nosso maior talento, o Cristiano Ronaldo".