Grande Futebol
"Quem imitar os belgas arrisca ficar fora das competições europeias"
2020-04-03 17:25:00
Presidente da UEFA deixa forte aviso à liga da Bélgica

A UEFA considerou extemporânea a decisão da liga belga e avisou que as equipas do país poderão ficar afastadas das próximas competições europeias.

Em causa está a intenção dos belgas em consagrar campeã a equipa que liderava o campeonato no momento da suspensão das provas, devido à pandemia de covid-19.

Numa primeira reação, através de uma carta, a UEFA apelou a que campeões fossem definidos "em campo" e não na secretaria.

Mas o presidente, Aleksander Ceferin, optou por clarificar a mensagem, durante uma entrevista à ZDF.

"Quer os belgas, quer outros que possam estar a pensar em imitá-los arriscam a sua participação nas provas europeias da próxima época", avisou o dirigente.

Aleksander Ceferin insistiu no conselho, antes que a liga belga oficialize a decisão de encerrar antecipadamente a temporada 2019/20.

"Não me parece que seja uma boa solução. A solidariedade não é uma via de sentido único. Não podem andar a pedir ajuda e depois decidir por vós próprios qual o caminho que vos convém mais", reforçou o presidente da UEFA.

O dirigente deixou ainda entender que o regresso à competição será feito com os adeptos em casa, privilegiando os jogos à porta fechada.

"O futebol sem adeptos não é o mesmo do que com adeptos, mas é preferível jogar sem espetadores, com transmissão televisiva, do que não o fazer", defendeu.

"O futebol leva uma energia positiva à casa das pessoas", concluiu o presidente da UEFA.

Tags: