Grande Futebol
Polémica na China: Ruofan Liu entrou aos 84 minutos e foi substituído… aos 87’
Fernando Gamito
2018-05-14 23:05:00
Ruofan Liu esteve três minutos em campo pelo Shanghai Shenhua contra a equipa treinada por Paulo Bento na Liga Chinesa.

São muitos os casos em que os jogadores de futebol estão pouco tempo em campo, primordialmente devido a lesões. No entanto, Ruofan Liu, jovem jogador do Shaghai Shenhua, conheceu uma realidade pouco agradável aos olhos de todos aqueles que praticam o desporto rei. Em pleno jogo a contar para a Liga Chinesa, o sub-23 do clube de Shanghai foi lançado aos 84 minutos do encontro com o Chongdonq Dandgdai Lifan (equipa treinada pelo português Paulo Bento)... para ser substituído apenas três minutos depois, mais precisamente aos 87’. Neste caso, não foi por causa de nenhuma lesão e a situação tem levantado polémica no país.

A ganhar por 2-1 ao conjunto de Paulo Bento, o técnico Wu Jingui aproveitou para fazer entrar no jogo Ruofan Liu (já esteve a treinar com os juvenis do Villarreal CF). Porém, três minutos depois o quarto árbitro estava a lenvantar a placa com o número 36 para ser substituído por Cong Zhen. No total, foram somente 180 os segundos que Ruofan passsou dentro das quatro linhas, o que levou a uma questão: o que fez o jogador de mal que desagradou assim tanto o próprio treinador? São várias as razões apontadas para o que levou o treinador Wu Jingui a tirar do campo o jovem de 19 anos após o ter lançado três minutos antes, mas há uma teoria que ganha força na imprensa chinesa.

Shen Kunyu, a jornalista do Oriental Sports Daily que cobre diariamente a atualidade do Shanghai Shenhua, deu conta que o treinador do clube “procurou uma mudança de atitude em Liu com a substituição” precoce. Para além disso, a periodista chinesa recordou ainda a semelhança deste caso com o de uma das principais lendas do Shanghai Shenhua, de nome Xie Hui (atualmente assistente do português Vítor Pereira). Pois bem, Xie também esteve em campo poucos minutos quando fez a estreia como jogador do Shanghai Shenhua e a verdade é que anos mais tarde converteu-se numa das maiores figuras do clube. Uma situação para a qual Ruofan pode olhar com esperança e como fonte de inspiração.

Com 19 anos, Ruofan Liu já participou em onze encontros pela equipa principal do Shanghai Shenhua esta época, num total de 430 minutos no relvado. O jovem é visto como um dos jogadores mais promissores das escolas do clube, depois de ser ter estreado pelo conjunto principal em 2017, ano no qual fez cinco partidas pelo clube. Uma das particularidades da substituição que protagonizou no jogo de 12 de maio foi o facto de que entrou em campo para substituir um avançado, sendo que é um médio, o que pode ser visto como uma troca defensiva e por forma a defender a vantagem no resultado. Ainda assim, três minutos depois o centrocampista foi substituído… por outro médio. Caso o treinador não o diga, nunca se saberá qual a verdadeira razão para Ruofan ter estado em campo apenas três minutos, mas é certo que será uma das páginas mais marcantes pela negativa da ainda curta carreira do jovem jogador.

Sê o primeiro a comentar: