Portugal
"No videoárbitro não punha antigos árbitros. Já vêm viciados e condicionados"
2020-04-10 17:40:00
Fernando Mendes comenta o estado da tecnologia em Portugal

Em entrevista ao programa ‘Desporto em tempos de Quarentena’ da ‘Bola na Rede', o antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto Fernando Mendes falou sobre o estado da arbitragem em Portugal.

O ex-futebolista analisa o impacto do videoárbitro no campeonato português e deixa uma crítica aos árbitros mais antigos que analisam lances capitais na Cidade do Futebol.

“Olhas para o videoárbitro e continuam os erros. As pessoas analisam os lances nas casinhas deles, a fumar uns cigarrinhos ou a beber um café… Na maior parte das vezes, só arranjam confusão. No videoárbitro não punha um árbitro antigo. Já vêm viciados, condicionados por cometer erros atrás de erros”, afirmou.

Fernando Mendes vai mais longe e admite que essas falhas no sistema, em paralelo com as da arbitragem, podem custar campeonatos e milhões de euros aos clubes.

Ao mesmo tempo, o antigo defesa indica que falta poder de decisão por parte dos dirigentes portugueses, acrescentando que eles têm medo da opinião pública.

“Tem de haver bom senso e coragem neste tipo de decisões. E muitas das vezes quando vão julgar ou são pressionados, ou são benfiquistas, sportinguistas ou portistas…”, comentou.

No entanto, Fernando Mendes não acredita na qualidade do dirigismo em Portugal, referindo que muitos dos dirigentes só dizem asneiras e só pensam em eles próprios.

“Não há formação da parte dos dirigentes para decidir o que é bom para o futebol português. Cada um a puxar a brasa para a sua sardinha. Nem falar sabem. Devia haver uma formação para não dizerem tantas baboseiras”, salientou Fernando Mendes.