Portugal
Nacional salta provisoriamente para o topo da II Liga
2019-12-14 15:00:00
Vitória sobre o Estoril por 2-1

O Nacional alcançou hoje um triunfo importante na luta pela promoção à I Liga, ao vencer por 2-1 na visita ao Estoril Praia, num duelo da 13.ª jornada da II Liga entre candidatos à subida.

Numa partida que marcou o regresso do treinador Luís Freire à Amoreira, agora ao comando do conjunto madeirense, foi o Estoril que começou melhor o encontro. Mais agressiva e audaz, a formação orientada por Tiago Fernandes tinha, porém, dificuldades para traduzir o domínio em oportunidades. Sempre tranquilo e pragmático, o Nacional soube adaptar-se e respondeu com eficácia, ao inaugurar o marcador aos 23, num belo remate em arco de Riascos.

A perder em casa contra outro rival na corrida pela promoção à primeira divisão, o Estoril acusou o golo sofrido e caiu de rendimento. Em sentido inverso, os madeirenses mostravam-se cada vez mais confortáveis e sólidos, gerindo o ritmo do jogo com sobriedade e segurança, consentindo apenas um remate perigoso a Simão, que levou a bola às malhas laterais da baliza e quase fez saltar os adeptos ‘estorilistas’.

Com o 0-1 ao intervalo, perspetivava-se uma reação forte do Estoril, e os ‘canarinhos’ subiram as linhas e instalaram-se no meio-campo ofensivo, mas, à medida que a supremacia era mais evidente, começavam também a faltar espaços para criar oportunidades, à exceção de um remate de longe de Daniel Bragança, que levou a bola à trave (56).

Foi já aos 68 que o Estoril alcançou finalmente o ansiado golo, numa finalização de Juninho, que beneficiou de alguma passividade do Nacional. O empate não deixava de ser um resultado mais positivo para os madeirenses do que para os ‘estorilistas', que precisavam de vencer para se aproximarem do topo.

No entanto, foi o Nacional a ser mais feliz, ao assinar o 2-1 num belo remate de Rochez à entrada da área já aos 88 minutos, não deixando tempo para nova reação.

Com este triunfo, o Nacional subiu provisoriamente ao primeiro lugar da II Liga, com 31 pontos, e fica à espera do resultado do anterior líder Farense, que recebe no domingo o Feirense. Já o Estoril mantém o quarto lugar, com 22 pontos, e pode vir a ser ultrapassado por Leixões e Covilhã nesta ronda.

Jogo no Estádio António Coimbra da Mota.

Estoril - Nacional, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Riascos, 23 minutos.

1-1, Juninho, 68.

1-2, Rochez, 88.

Equipas:

- Estoril: Daniel Figueira, Hugo Firmino, Lucas Áfrico, Marcos Valente, Simão, Gonçalo Santos (Careca, 64), Matheus Índio (Rafael Barbosa, 69), Daniel Bragança, Tembeng, Juninho (Khevin, 83) e Roberto.

(Suplentes: António Filipe, Rafael Barbosa, Philipe Maia, Crespo, Khevin, Ricardo Tavares e Careca).

Treinador: Tiago Fernandes.

- Nacional: Daniel Guimarães, Kalindi, Mosevich, Rui Correia, Witi, Vítor Gonçalves (Marcelo Freitas, 90+4), Nuno Borges, Camacho, Jota (Mabrouk, 77), Rochez e Riascos (Gorré, 72).

(Suplentes: Ohoulo, Sosa, Gorré, Marcelo Freitas, Júlio César, Mabrouk e Paulo Vyctor).

Treinador: Luís Freire.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tembeng (5), Mosevich (15), Riascos (32), Valente (32), Rui Correia (47), Jota (49), Camacho (74), Rafael Barbosa (87) e Vítor Gonçalves (90).

Assistência: Cerca de 700 espetadores.