Portugal
"Loum vai ter um futuro brilhante. Tem técnica, personalidade e inteligência"
2019-11-11 16:05:00
Ex-treinador do SC Braga, António Caldas acompanhou o senegalês desde que este chegou a Braga em 2015

Mamadou Loum foi uma das novidades no onze do FC Porto diante do Boavista e, ao lado de Danilo, ajudou os dragões a criarem superioridade no meio-campo portista. A exibição do senegalês mereceu rasgados elogios do treinador azul e branco e o Bancada foi perceber melhor o que pode oferecer o médio, de 22 anos, ao estilo de jogo azul e branco.

Em 2015, o jogador africano chegou como um perfeito desconhecido a Portugal para representar a equipa B do SC Braga e desde aí tem subido vários patamares até ao topo, contando já também com uma passagem pelo Moreirense, ainda que ligado ao SC Braga, clube ao qual pertencia antes de rumar ao FC Porto por empréstimo dos bracarenses na última janela de transferências de 'inverno'.

António Caldas, antigo treinador do SC Braga e um dos técnicos mais reputados no clube minhoto, conhece como poucos os jogadores que vão evoluíndo na cidade dos Arcebispos, como foi o caso de Loum, que chegou a Braga e disputou 68 encontros num total de 4235 minutos em três temporadas. Foi tempo suficiente para António Caldas perceber que os minhotos tinham ali uma 'pedra preciosa', que agora está nas mãos de Conceição. 

"Como diz o Sérgio [Conceição] estamos perante um atleta que tem tudo para estar em alto nível, pois a sua personalidade, a inteligência que mostra nas movimentações, a técnica e a capacidade fisica fazem dele um potêncial candidato a ter sucesso no futebol", referiu António Caldas, em declarações ao Bancada, destacando a "capacidade" que Loum tem para emprestar ao jogo, não tendo dúvidas em antecipar-lhe uma carreira de sucesso.

O ex-técnico arsenalista, atualmente ao serviço dos arménios do FK Yerevan, crê ainda que Loum reúne "tudo que é suficiente para lhe antever um futuro brilhante".

Após o jogo no Bessa, recorde-se, Sérgio Conceição mostrou-se rendido a Loum. "Vocês não sabem, mas tinha ele 17 anos e fui buscá-lo para o Braga", explicou o técnico dos azuis e brancos, dizendo que Loum "não estava dependente deste jogo para demonstrar alguma coisa". "Sei do seu potencial", referiu Sérgio Conceição.

O senegalês fez o quarto jogo pelos dragões, o primeiro como titular na Liga portuguesa.

Tags: