Portugal
"Jogar à porta fechada é uma possibilidade", assegura Pedro Proença
Mauro
2020-03-31 15:20:00
O presidente da Liga Portugal acredita que é possível jogar esta temporada

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, falou sobre o futuro imediato dos campeonatos profissionais em Portugal, que se encontram suspensos face à pandemia da Covid-19.

Em entrevista à TSF, o dirigente acredita que a I e II Liga poderão ser retomadas a curto prazo e deixa algumas soluções em cima da mesa.

“Queremos rapidamente voltar à normalidade. Estamos dependentes das instâncias governamentais e as próprias entidades internacionais estão a dar-nos linhas importantes. Na reunião desta quarta-feira na UEFA temos a expectativa de receber instruções sobre o futuro das provas internacionais”, afirmou Pedro Proença.

“Jogar à porta fechada é uma possibilidade, assim como uma tipologia de torneio que permita encurtar as competições. Acreditamos que vai ser possível jogar esta temporada. Queremos ter campeão e equipas a subir e a descer”, acrescentou.

O presidente, que já defendeu, em declarações ao Expresso, a possibilidade de os clubes jogarem três vezes por semana, voltou a elogiar a vontade dos intervenientes em quererem recomeçar as competições.

“Os clubes estão com esse espírito de que as competições devem recomeçar o mais depressa possível. Temos três meses para esta retoma e estamos a trabalhar diariamente para, assim que podermos, regressarmos de forma imediata”, comentou.

Garantindo que a grande preocupação é “salvaguardar a saúde dos agentes desportivos”, Pedro Proença falou da possibilidade de a I e II Liga acabar depois de 30 de junho.

“Todos já percebemos que é fundamental que as ligas nacionais terminem as épocas desportivas, pois permitirá terminar esta época com a normalidade possível e preparar a próxima com tudo o que isso envolve”, rematou.

Após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se na liderança do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado. O SC Braga completa o pódio, com o Sporting na quarta posição.

Portimonense e Desportivo das Aves estão em zona de despromoção.