O Benfica reage, na newsletter desta segunda-feira, aos diversos casos positivos de covid-19 que foram detetados em alguns futebolistas, entre os quais um atleta do plantel principal encarnado, David Tavares.
Nesta comunicação aos adeptos, intitulada “sentido de responsabilidade”, o clube encarnado salienta que “todos os clubes se comprometeram a seguir escrupulosamente o plano de regresso aos treinos”, com a finalidade da “retoma das competições”, sob a coordenação da Liga e Federação Portuguesa de Futebol, e em pleno respeito pelas “recomendações da Direção-Geral da Saúde”.
O Benfica deixa transparecer a ideia de que não recua na intenção de disputar as jornadas que restam na I Liga. E lembra que estão a ser tomadas “medidas muito rigorosas de prevenção e limita o contacto, entre elementos do plantel”.
Ao mesmo tempo, assinala o clube, “estão previstos testes regulares a jogadores, treinadores e restantes elementos do staff, além de prestadores de serviços que têm contacto com estes”.
“Face ao elevado número de testes efetuados e conhecendo-se as características deste vírus, nomeadamente no que diz respeito à sua propagação, bem como a dimensão da pandemia, já se esperava que pudessem ser detetados casos positivos. Esta tem sido uma constante desde o início da pandemia: quanto mais se testa, mais casos se encontram”, escreve o Benfica.
Os campeões nacionais e vice-líderes lembram que “todos os clubes têm continuado o seu trabalho no sentido de, conforme o planeado, possibilitar o regresso das competições com as condições de segurança determinadas pelas autoridades de saúde”. “É por esse desígnio que, neste período inusitado que vivemos, trabalhamos diariamente”, insistem.
Sobre David Tavares, jogador do Benfica diagnosticado com covid-19, “o atleta encontra-se bem, assintomático, e a cumprir isolamento nas condições contempladas no plano de contingência predefinido, seguindo as normas da DGS e contando com o total apoio do clube”.
“David Tavares, não fosse jogador profissional de futebol, e dada a ausência de quaisquer sintomas, seria, muito provavelmente, mais um dos muitos casos que se julgam existir e por detetar”, pode ler-se, na newsletter.
O departamento médico do clube irá manter “o rigoroso plano de contingência que está a ser seguido desde o dia em que os seus profissionais voltaram à atividade no Benfica Campus, estando previstos novos testes já nos próximos dias”.
Nesta newsletter, o Benfica esclarece também que, “em nome da transparência”, tomou a decisão de divulgar o nome do jogador infetado. E fê-lo com “imediato consentimento” de David Tavares.
“Este sinal de transparência vai ao encontro daquilo que o Benfica pediu desde a primeira hora: centralização dos testes e a necessidade de uma periodicidade apertada”, refere a comunicação.
Refira-se que, depois da deteção de 11 casos de jogadores infetados, a Direção Geral da Saúde explicou que “se houver um número elevado de jogadores infetados, “terá se ser reavaliado o risco”.
Nas últimas horas, alguns jogadores do FC Porto manifestaram-se apreensivos quanto às regras para a retoma do campeonato.