Grande Futebol
Há grandes clubes entre os possíveis adversários do Sporting na Liga Europa
Eduardo Botelho
2017-12-06 10:00:00
Já há 20 equipas apuradas para os 16-avos da Liga Europa. Falta conhecer as outras 12 e quem será cabeça de série.

Depois de realizadas as seis partidas da Liga dos Campeões, o Sporting (tal como acontece com o SC Braga) já sabe que passará para a Liga Europa e, por isso, pode já começar a pensar nos possíveis adversários que terá de enfrentar.

Das 32 equipas que disputarão os 16-avos de final da competição, 20 já são conhecidas, ainda que muitas não saibam se serão cabeças de série, como acontece com o Sporting e o SC Braga. Apuram-se para esta fase os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos da Liga Europa, ficando as 12 equipas que terminaram em primeiro lugar como cabeças de série. As que já têm esse lugar garantido são Villarreal, Milan, Arsenal, FC Salzburgo e Lazio. Apuram-se também as equipas que ficaram em terceiro lugar nos oito grupos da Liga dos Campeões, sendo que as quatro equipas que têm mais pontos serão cabeças de série. A única equipa que já garantiu essa condição foi o CSKA.

O que é necessário para que Sporting e SC Braga sejam cabeças de série

O Sporting, neste momento, já sabe que fez mais pontos do que o Celtic e que fará mais pontos do que o terceiro classificado do grupo H (seja o Borussia Dortmund ou o APOEL). Por outro lado, sabe que fez pior do que CSKA e Atlético Madrid, também terceiros classificados. Os resultados desta quarta-feira é que ditarão com que estatuto o Sporting se apresentará no sorteio dos 16-avos de final da Liga Europa. Para ser cabeça de série, o Sporting só pode ter mais um terceiro lugar acima de si, pelo que tem de esperar que se verifiquem simultaneamente dois dos três cenários seguintes:

- O Spartak Moscovo perder em Liverpool

- O SSC Nápoles perder no terreno do Feyenoord

- O RB Leipzig perder por dois ou mais na receção ao Besiktas ou o FC Porto perder por quatro ou mais na receção ao AS Mónaco

 

O SC Braga, para ser cabeça de série, precisa de garantir o primeiro lugar no seu grupo da Liga Europa. Para isso precisa de:

- vencer o Istambul Basaksehir, caso o Ludogorets vença o TSG Hoffenheim ou

- qualquer resultado, desde que o Ludogorets não vença o TSG Hoffenheim

Sê o primeiro a comentar: