Portugal
Governo desautoriza DGS na questão dos jogos com público
2020-06-01 18:30:00
João Paulo Rebelo lembra que "foram estabelecidas linhas vermelhas"

O Governo, por intermédio do secretário de Estado do Desporto, desautorizou a Direção-Geral da Saúde horas após Graça Freitas ter admitido a possibilidade de haver jogos com público ainda esta época.

Numa declaração ao Jornal Económico, João Paulo Rebelo garantiu que tal cenário "está completamente fora de hipótese".

"Sei que logo nas primeiras reuniões entre a Federação Portuguesa de Futebol, Direção-Geral da Saúde e Ministério da Saúde foram estabelecidas uma série de linhas vermelhas para o regresso do futebol, para perceber se valeria a pena iniciar o processo. E nessas linhas vermelhas estava a presença de público nos estádios", sustentou o governante.

Hoje, durante a conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, a diretora-geral da Saúde tinha adiantado que o regresso do público aos estádios ainda esta época poderia ser requacionado.

"Vai depender de uma avaliação rigorosa, dos prós e dos contras. Temos de acompanhar muito bem e a cada momento fazer a avaliação do risco", disse Graça Freitas.

A declaração da diretora-geral da Saúde, após questão dos jornalistas, surgiu depois de um "apelo à responsabilidade", com as autoridades de saúde a pedirem para que não haja aglomerações junto dos estádios no momento dos jogos.